Covid-19: Brasil tem menor média móvel de mortes desde março
Foram registrados neste domingo 2.100,1 óbitos em decorrência do novo coronavírus, a menor contagem dos últimos 52 dias

A média móvel de mortes por Covid-19 no Brasil atingiu o menor patamar desde 18 de março deste ano, totalizando 2.100,1 óbitos comunicados pelas secretarias de saúde nas últimas 24 horas. Há 52 dias, a média era de 2.087,1 mortes no mesmo período.
Ao comparar o número deste domingo com a média móvel contabilizada há duas semanas, houve retração de 15,8%. Trata-se de uma tímida tendência de queda na letalidade da pandemia. O patamar é atingido apenas quando a variação nos últimos 14 dias está acima da margem de 15%.
O Brasil começou a indicar uma progressiva redução dos casos desde 12 de abril, data em que ocorreu maior pico da pandemia, quando foram contabilizadas 3.100,6 mortes ao longo de um dia.
Neste domingo, o registro de casos, os diagnósticos positivos, foi de 61.411,4. Um número 8% maior do que o aferido em 25 de abril. A medida, portando, está dentro do que é considerado estabilidade.
O cálculo de médias móveis consiste em somar todos os registros dos últimos sete dias e e dividir o montante por sete. Deste modo é possível ter uma visão mais aproximada do atual momento da pandemia, com a neutralização de variações bruscas nos registros, tradicionalmente ocorridas ao longo dos finais de semana, quando secretarias de saúde regionais funcionam em esquema de plantão.
Confira as curvas de casos e mortes: