Coronavírus: bebê de 3 meses morre em Iguatu, no Ceará
Diagnóstico foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado; é o primeiro óbito de uma criança de até 5 anos de idade registrado no Brasil pela doença
O município de Iguatu, no interior do Ceará, registrou uma morte por coronavírus de um bebê de apenas 3 meses de idade na última sexta-feira, 3. A criança passou por uma crise respiratória e acabou vindo a óbito por complicações no pulmão. Trata-se do paciente mais jovem a falecer por Covid-19 no Brasil e da primeira morte registrada de uma pessoa com menos de 5 anos de idade.
O hospital do município realizou o teste de coronavírus após o óbito e confirmou o diagnóstico da doença. As informações são da Secretaria de Saúde do Ceará.
A criança apresentava problemas de saúde desde que nasceu. Ela sofria de síndrome de Bartter, uma anomalia nos rins que diminui os níveis de potássio e aumenta os hormônios na corrente sanguínea. A família acreditava, no primeiro momento, que as complicações seriam por conta da doença.
Os pais percorriam os quase 400 quilômetros que separaram Iguatu de Fortaleza frequentemente, para que o bebê pudesse fazer um acompanhamento na capital cearense.
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do Ceará, esse é apenas o segundo caso confirmado no município e a primeira morte constatada. O Estado registrou 1.143 infectados e 40 óbitos até esta terça-feira 7.