Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Coronavírus: Brasil estabilizou número de mortes, diz Ministério da Saúde

Ainda que a média diária de vítimas fatais seja alta, pasta aponta que registros mantêm-se em patamares parecidos há cinco semanas

Por Da Redação Atualizado em 8 jul 2020, 18h25 - Publicado em 8 jul 2020, 18h03

Em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira, 8, técnicos do Ministério da Saúde apontaram que, enquanto o número de diagnósticos positivos de Covid-19 tem sucessivas altas semanais, os registros de morte estão apontando para estabilização.

Para confirmar tal tese, foram usados os números acumulados durante os últimos boletins. Nas últimas cinco semanas, a variação de novas mortes da doença ficou entre 4% e 1%. Para comparar, a acréscimo de casos variou entre 22% e 2% no mesmo período. Em relação aos óbitos, a média diária ficou entre 974 e 1.037 registros. Mesmo que a estabilização seja uma boa notícia, o secretário de vigilância em saúde, Arnaldo Correia de Medeiros, ressaltou que tratam-se de taxas “muito altas”.

LEIA TAMBÉM
Especialistas dão notas sobre a resposta do Brasil ao coronavírus

Outra tendência nacional apontada na reunião foi a interiorização da doença. Antes, o maior acumulo de mortes e infecções era concentrada em regiões metropolitanas. Agora, a doença está partindo para regiões afastadas das grandes capitais. A distribuição de diagnósticos positivos, por exemplo, está 67% no interior e 37% nas capitais e regiões relacionadas. Em relação a óbitos, são 48% em áreas metropolitanas e 52% no interior. Há dez semanas, o cenário era bem diferente: as capitais acumulavam 64% dos casos e 62% das mortes.

Continua após a publicidade

Disseminação da doença
De acordo com informes da pasta, 96,4% dos municípios brasileiros já detectaram casos de coronavírus, totalizando 5.371 cidades afetadas pela doença. A pasta diz que 71% desses municípios foram afetados moderadamente, com com médias entre 1 e 100 casos confirmados de Covid-19. Em relação aos óbitos, são 2.840 cidades com registros fatais da doença, totalizando 51% de todos os municípios do país.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.