Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana

Coalizão cria plataforma para melhorar cuidado de paciente com câncer de mama

Desenvolvida por médicos e cientistas de dados, Prisma tem como foco monitorar etapas do tratamento e melhorar atendimento no SUS

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 16 jun 2025, 19h23

Um grupo de oncologistas, especialistas em saúde pública e cientistas de dados se reuniram em uma coalizão com o objetivo de melhorar a jornada do paciente com câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS). Esse encontro rendeu a nova plataforma Prisma, lançada nesta segunda-feira, 16, com a proposta de monitorar os dados de todas as etapas de cuidado de forma contínua e ajudar a mapear os gargalos que impactam o tratamento na rede pública para melhorar o atendimento.

A reportagem de VEJA navegou na plataforma com exclusividade antes do lançamento. Com ela, é possível ver dados de rastreamento de casos da doença, diagnóstico, tratamentos e indicadores de desfechos, como óbitos. As informações catalogadas são obtidas a partir de diferentes bases do DataSUS, do Ministério da Saúde.

O diferencial é que as referências estão reunidas na mesma plataforma. Assim, não é preciso abrir várias páginas para consultar os números ligados a cada estágio do acompanhamento das pacientes. O acesso é gratuito e os filtros permitem consultar informações por estado, município, subtipo de câncer de mama e estadiamento.

Jornada de cada paciente

“A ideia da plataforma é mapear o caminho que a pessoa com câncer de mama tem ao longo do sistema. Os dados que temos não são focados no paciente, mas em informações administrativas”, explica um dos membros da coalizão, o ex-ministro da Saúde Nelson Teich. “A gente precisa saber o que está acontecendo com as pessoas. Precisa migrar de um dado de procedimento para o de cuidado”, completa.

Segundo Teich, com essa proposta, é possível ter a compreensão exata do que ocorre ao longo da jornada de cada pessoa que trata o câncer de mama e não apenas um compilado de procedimentos: “Se fez mamografia, se fez quimioterapia neoadjuvante, cirurgia, se foi para o paliativo”.

Continua após a publicidade
Plataforma reúne dados sobre o câncer de mama no SUS
Plataforma reúne dados sobre o câncer de mama no SUS (Prisma/Reprodução)

E ainda compreender problemas do sistema público. “Outro ponto é identificar onde tem de melhorar a qualidade da informação e entender por que o resultado da saúde suplementar é melhor do que o do SUS. Há muitas leis, portarias e, quando vai ver, são perfeitos no papel e não funcionam na prática.”

O ex-ministro diz que a ferramenta poderá ser utilizada por gestores públicos, pesquisadores, médicos e associações de pacientes.

Continua após a publicidade

“Queremos ajudar órgãos sociais a entender o que está acontecendo e dar uma ferramenta com dados públicos e abertos para as organizações que influenciam os caminhos da saúde.”

Futuro da plataforma

De acordo com Teich, a plataforma será aprimorada de forma contínua e, no futuro, poderá até ser ampliada. “A oncologia é tão complexa e tão ampla, vai do diagnóstico ao paliativo. Então, esperamos que se expanda para outros tumores e outras doenças, porque ela abre a possibilidade de ter uma discussão mais ampla.”

Além do ex-ministro, integram a coalizão a oncologista clínica Laura Testa; Maira Caleffi, mastologista e presidente do Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC); André Pinto, cientista de dados do Hospital de Amor de Barretos; Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia; Marco Bego, diretor-executivo do InovaHC da FMUSP; Vinícius Cordovani, supervisor do faturamento de uma unidade hospitalar de alta complexidade de São Paulo; André Santos, farmacêutico e bioquímico e líder de produtos na deep tech Semantix; e Anna Buehler representante da Novartis Brasil.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.