Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Cirurgia comum no joelho pode causar artrose e perda de cartilagem

Em estudo, 100% dos joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteoartrite até um ano depois do procedimento

Por Da Redação
3 dez 2014, 10h32

A operação para reparar lesão no menisco, um problema comum no joelho, pode aumentar o risco de artrose, também conhecida como osteoartrite, e de perda de cartilagem. Essa é a revelação de uma pesquisa apresentada nesta quarta-feira no encontro anual da Sociedade Americana de Radiologia, nos Estados Unidos. De acordo com os estudiosos, a descoberta sugere que a decisão de operar o paciente deve ser tomada com cautela.

O menisco é uma cartilagem localizada no joelho responsável pelo amortecimento entre o fêmur e a tíbia. Ele também desempenha um papel importante na estabilidade do corpo. “A cirurgia de menisco é um dos procedimentos ortopédicos mais comuns para aliviar dor e melhorar a função das juntas”, afirma o médico Frank Roemer, da Escola de Medicina da Universidade de Boston e da Universidade de Erlangen-Nuremberg, na Alemanha. “No entanto, evidências crescentes têm mostrado que essa operação pode ser prejudicial para a articulação do joelho.”

Os pesquisadores analisaram exames de ressonância magnética de 355 joelhos ao longo de cinco anos: 31 foram operados por lesão no menisco, 280 apresentavam lesão no menisco, mas não foram operados, e o restante não tinha lesão. Nos três grupos, os cientistas analisaram os riscos de desenvolvimento de artrose e de perda de cartilagem.

Leia também:

Médicos descobrem novo ligamento do joelho

Pesquisadores brasileiros desenvolvem tratamento pioneiro com células-tronco para artrose no joelho

“Nós descobrimos que os pacientes sem osteoartrite que foram operados tiveram um risco muito maior de desenvolver a doença e perda de cartilagem no período de um ano do que aqueles que não passaram por cirurgia”, afirma Roemer.

Continua após a publicidade

Estudo – Todos os 31 joelhos operados de lesão no menisco desenvolveram osteartrite em até um ano, comparados com 165 (59%) dos joelhos com a mesma lesão que não passaram por cirurgia. Além disso, a perda de cartilagem foi muito maior nos joelhos que entraram na faca: 80,8% deles sofreram do problema, ante 39,5% dos que tinham lesão no menisco, mas não foram operados.

Uma opção à operação seria fazer fisioterapia para manter e recuperar a força do músculo e os movimentos. Tratamento com aplicação de gelo e remédios anti-inflamatórios não esteroides podem aliviar os sintomas.

“As indicações de cirurgia no menisco precisam ser discutidas com mais cuidado para evitar a degeneração acelerada das juntas”, diz Roemer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.