Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Autoridades dos EUA fazem documento contra uso da cloroquina para Covid-19

O mais respeitado órgão de estudos de saúde dos Estados Unidos rejeita a aplicação da droga

Por Da Redação Atualizado em 27 abr 2020, 18h16 - Publicado em 21 abr 2020, 23h47

Um painel de cinquenta especialistas do Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em inglês), entre eles alguns consultores do governo americano, divulgaram na terça-feira, 21, uma série de recomendações contra o uso da cloroquina (sobretudo sua versão atenuada, a hidroxicloroquina), associada a um antibiótico, a azitromicina, no combate à Covid-19 – combinação defendida pelo presidente Donald Trump e, por tabela, também por Jair Bolsonaro, embora o brasileiro tenha se aquietado em relação ao assunto nos últimos dias, desde a nomeação do novo ministro da saúde, Nelson Teich.

O documento, influente, por ser divulgado por uma das mais respeitadas instituições de saúde dos Estados Unidos, aponta severos efeitos colaterais dos compostos, com episódios de arritmia cardíaca e até envenenamento.

O NIH apontou insuficiência de resultados clínicos suficientes para fazerem da droga contra a malária, lúpus e artrite reumatoide um bálsamo contra a doença respiratória provocada pelo coronavírus.

Ao tomar conhecimento do relatório, e instado a comentar os resultados, Trump ironizou, bem a seu feitio. “Estou sempre disposto a dar uma olhada”. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, o Mandetta de Trump, principal conselheiro das decisões de saúde da Casa Branca, nunca escondeu sua aversão às receitas com cloroquina, sem a devida comprovação de real eficácia.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.