Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Anvisa libera vacina contra Covid da Pfizer que protege contra ômicron

Imunizante bivalente poderá ser aplicado como dose de reforço para a população com mais de 12 anos

Por Paula Felix Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 nov 2022, 21h14 - Publicado em 22 nov 2022, 21h05

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou por unanimidade nesta terça-feira, 22, a autorização temporária de uso emergencial de duas versões bivalentes da vacina contra a Covid-19 da Pfizer como dose de reforço para a população com mais de 12 anos. A versão atualizada protege contra a cepa original do novo coronavírus e contra a variante de preocupação ômicron, atualmente dominante no mundo, sendo uma contra a sublinhagem BA.1 e outra contra as subvariantes BA.4 e BA.5.

Os pedidos foram feitos pela farmacêutica nos meses de setembro e outubro deste ano, após a liberação de uso como dose de reforço concedida pela Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, no fim de agosto. Para a análise da aplicação no Brasil, a Anvisa contou com a avaliação de entidades médicas como as sociedades brasileiras de Pediatria (SBP), Imunizações (SBIm), Infectologia (SBI) e Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

“Desde o início da pandemia, o vírus tem evoluído, produzindo diversas novas variantes, conforme observado em outros países do mundo e o Brasil também está vivenciando a circulação de variantes de preocupação, cujos impactos clínicos e evasão imunológica apresentam diferentes graus”, afirmou a relatora Meiruze Freitas, diretora da agência.

Para diferenciar das demais versões da vacina, como a pediátrica, o reforço bivalente terá tampa na cor cinza. A indicação da Gerência de Avaliação de Produtos Biológicos é de que a vacina seja aplicada três meses após o esquema inicial ou a última dose adicional.

A agência destacou que a vacina monovalente, que protege contra a cepa original do SARS-CoV-2, continua sendo uma opção eficaz contra casos graves e mortes por Covid-19. Para isso, é necessários que as pessoas mantenham o calendário vacinal em dia. “Os estudos indicam que as doses de reforço de vacinas monovalentes restauraram uma proteção contra desfechos graves associados à ômicron”, informou, em nota.

Continua após a publicidade

Vacina contra a ômicron

No fim da semana passada, as farmacêuticas anunciaram que a versão atualizada de seu imunizante gerou uma resposta imunológica mais robusta contra a sublinhagem da ômicron, a BQ.1.1, quando comparada com a versão original. A subvariante conhecida como Cérbero tem sido associada ao aumento de casos de Covid-19 em diversos países, como Itália, Estados Unidos e Brasil.

Os níveis de anticorpos contra a variante aumentaram quase nove vezes em adultos com 55 anos ou mais, que receberam a vacina contra ômicron. Em voluntários da mesma faixa etária que receberam a versão original do imunizante, o aumento da produção de anticorpos foi de, aproximadamente, duas vezes.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.