Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Oferta Relâmpago: VEJA por apenas 9,90

Anvisa interrompe os estudos clínicos da CoronaVac

O estudo clínico fase 3 foi suspenso após um voluntário apresentar um evento adverso grave

Por Mariana Rosário Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Giulia Vidale Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 nov 2020, 21h39 • Atualizado em 9 nov 2020, 22h49
  • A Anvisa decidiu suspender o estudo clínico da CoronaVac após um voluntário apresentar um evento adverso grave. De acordo com a agência, “o evento ocorrido no dia 29 de outubro foi comunicado à Anvisa, que decidiu interromper o estudo para avaliar os dados observados até o momento e julgar sobre o risco/benefício da continuidade do estudo”. Com a interrupção do estudo, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado.

    Não foram divulgadas mais informações sobre o caso. “Mais detalhes do estudo têm comunicação vedada em conformidade com os compromissos de confidencialidade assumidos no protocolo de desenvolvimento vacinal”, disse a Anvisa em comunicado.

    Esse tipo de interrupção faz parte dos procedimentos de estudos clínicos. O mesmo já ocorreu com o imunizante da Johnson & Johnson e da Universidade Oxford em parceria com a Astrazeneca.

    A Anvisa considera eventos adversos graves os seguintes acontecimentos: óbito, evento adverso potencialmente fatal, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa; evento que exige internação hospitalar do paciente ou prolonga internação;  anomalia congênita ou defeito de nascimento;  qualquer suspeita de transmissão de agente infeccioso por meio de um dispositivo médico e evento clinicamente significante.

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    MELHOR OFERTA

    Revista em Casa + Digital Completo