Anvisa aprova terceira dose de vacina contra Covid para maiores de 5 anos
O órgão regulador avaliou que os “benefícios da alteração de posologia superam os riscos”
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atualizou a bula da vacina para Covid-19 Comirnaty, da Pfizer, recomendando a aplicação da terceira dose em crianças e adolescentes a partir de 5 anos. A alteração foi solicitada pela empresa em julho deste ano.
De acordo com o comunicado divulgado hoje, quarta-feira , 7, o órgão regulador avaliou dados clínicos enviados pela farmacêutica e concluiu que os “benefícios da alteração de posologia superam os riscos” na administração da dose de reforço nessa faixa etária. O imunizante está registrado junto à Anvisa desde 23 de fevereiro de 2021, com indicação para imunização de ampla faixa etária, iniciando-se a partir de 6 meses de idade, mas com reforço permitido, até então, para maiores de 12 anos.
“Recomenda-se que todas as pessoas mantenham suas doses de reforço em dia de modo a melhorar a proteção contra casos graves e óbitos por Covid-19”, conclui a Anvisa.
Contra ômicron
Essa decisão segue outra do final de novembro, quando a Diretoria Colegiada da Anvisa aprovou por unanimidade a autorização temporária de uso emergencial de duas versões bivalentes da vacina contra a Covid-19 da Pfizer como dose de reforço para a população com mais de 12 anos. A versão atualizada protege contra a cepa original do novo coronavírus e contra a variante de preocupação ômicron, atualmente dominante no mundo, sendo uma contra a sublinhagem BA.1 e outra contra as subvariantes BA.4 e BA.5.