Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Um gigante ainda maior

A Kroton, o grupo líder de ensino superior do país, compra a Somos por 6,2 bilhões de reais e assume a primeira posição na educação básica

Por Marcelo Sakate Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 17h34 - Publicado em 27 abr 2018, 06h00

Maior grupo privado do país no ensino superior, a Kroton está prestes a se tornar a líder também na educação básica. A empresa anunciou a compra da Somos Educação por 6,2 bilhões de reais. A operação simboliza uma guinada na estratégia de crescimento da Kroton, depois que, há quase um ano, ela foi impedida pelas autoridades de defesa da concorrência (o Cade) de adquirir a Estácio, a segunda companhia do país no ensino superior. O setor de atuação da Somos, que inclui os ensinos infantil, fundamental e médio, representa um mercado estimado em 101 bilhões de reais, quase o dobro do tamanho do superior. Além disso, há outras diferenças: o ciclo de permanência dos alunos é mais longo (de dez a doze anos na educação básica, contra de quatro a cinco na superior) e a concorrência, menor. Isso ajuda a explicar a reação positiva de investidores ao anúncio do negócio: as ações da Kroton subiram 7% em dois dias. “A transação foi cara, mas acelera tremendamente o avanço do grupo no ensino básico”, escreveram analistas do banco Credit Suisse em relatório. Segundo eles, há uma avenida de crescimento potencial nesse segmento. Com a Somos, a Kroton também consegue diversificar as suas fontes de receita e ganhos.

KROTON
(Arte/VEJA)

O setor de ensino passa há alguns anos por um movimento de profissionalização em que grandes grupos privados, nacionais e estrangeiros, compram escolas e faculdades para obter ganhos de escala. A companhia combinada, por exemplo, será um colosso, com um faturamento somado de 7,4 bilhões de reais em 2017, 3 600 escolas, 66 000 alunos de ensino básico e de idiomas — o número chega a 33 milhões se considerados os que utilizam seus livros didáticos.

A Somos, antiga Abril Educação, ocupa a liderança na educação básica, com uma variedade de atuação que abrange de sistemas de ensino (como Anglo, pH e SER, entre outros), escolas (Anglo Vestibulares, Colégio pH) e editoras de livros didáticos (Ática, Scipione e Saraiva) a cursos preparatórios para concursos e de idiomas (Red Balloon). A sua origem remonta a 2010, quando as editoras Ática e Scipione e o sistema de ensino SER foram desmembrados do Grupo Abril, o mesmo que edita VEJA, para formar a Abril Educação. A nova empresa fez abertura de seu capital no ano seguinte e, em 2015, teve o seu controle assumido pela Tarpon Investimentos. Então, mudou de nome para Somos Educação. Já a Kroton nasceu como um curso preparatório para o vestibular criado por cinco amigos, em Belo Horizonte, em 1966, com o nome Pitágoras. Resta saber agora se o Cade vai aprovar o negócio. Os grupos não são concorrentes diretos, mas, unidos, serão uma força dominante desde o ensino infantil até a faculdade.

Publicado em VEJA de 2 de maio de 2018, edição nº 2580

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.