Igreja Cristã Maranata realiza Ceia Mundial para os cinco continentes
Evento anual de comunhão e fé marca presença em todo o planeta

Com intuito de levar a Palavra de Jesus Cristo para os quatro cantos da Terra, a Igreja Cristã Maranata (ICM), uma das principais denominações evangélicas do Brasil, promove o maior evento de experiência de unidade doutrinária e litúrgica do mundo, a Ceia Mundial.
Realizada anualmente em um culto presencial em uma propriedade da ICM, conhecida como Maanaim de Domingos Martins, localizado no Espírito Santo, a Ceia Mundial reúne pessoas de diferentes nações e tem como fundamento a Santa Ceia, uma das celebrações cristãs instituída por Jesus Cristo durante a última Páscoa com seus discípulos, conforme relatado nos evangelhos – livros do Novo Testamento da Bíblia.
O evento, que vai além de um simples ritual religioso, tem como propósito a gratidão a Deus, enaltecer o sacrifício de Cristo e reforçar a unidade da Igreja, fortalecendo os laços entre os membros da denominação e todos os cristãos ao redor do mundo. “Apesar dos diferentes fusos horários e da temperatura abaixo de zero, nada nos impediu de estarmos reunidos para convocação. Mesmo participando virtualmente, a presença do Espírito Santo foi notória”, conta o Pastor Ronildo Scherrer, que coordena a Missão da Igreja Cristã Maranata da América do Norte, espalhadas por Estados Unidos e Canadá.
Durante a Ceia Mundial, os membros da igreja são convidados a refletir sobre suas próprias vidas, a se arrepender de seus pecados e a reafirmar seu compromisso com a fé cristã, refletindo a doutrina da igreja que enfatiza a importância da comunhão e a renovação da aliança com Cristo. “A grande benção foi a proclamação da volta de Cristo, entoando o grito da unidade. Foi tão forte que tivemos um testemunho de cura, uma grande vitória para o povo de Deus”, celebra o pastor Daniel Santana, coordenador dos países que abrangem a América Latina.
Para o pastor Amadeu Lopes, do Conselho Presbiteral da ICM, a Ceia Mundial proporciona uma vivência única, como descrito no livro de Coríntios (12:12): “É a doutrina da igreja baseada na passagem que diz ‘Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo’. Isso é a igreja, a igreja como Corpo de Cristo”.
Apesar de já ter participado de outras edições da Ceia Mundial, o evento deste ano foi especial, segundo Pastor Gerson Beluci Miguel, coordenador das igrejas na Europa Ocidental, e atualmente com base em Lisboa, Portugal. “Foi uma experiência pessoal da verdadeira comunhão do Corpo de Cristo, neste momento profético que estamos vivendo, fortalecendo a fé em Jesus e a esperança gloriosa de sua vinda”.
Em concordância com os demais líderes, o pastor Luiz Eugênio, Secretário-geral da ICM, destaca que a Ceia é um momento de intimidade com Deus, onde os irmãos, em espírito de reverência, participam do pão e do vinho, representando o corpo e o sangue de Jesus. “Neste sentido, o aspecto de unidade, que também remete à experiência de ‘Corpo’, é uma vivência de união entre as pessoas que possuem a mesma comunhão e compartilham o mesmo pensamento”.
Alcance simultâneo em todo o planeta

Exibido em todos os continentes, a ICM encabeça esse evento inédito que aconteceu no último domingo de fevereiro e se tornou uma referência para a própria ICM e outras denominações que também marcaram presença, com uma audiência de milhões de pessoas.
O culto aconteceu ao vivo por um sistema multiplataformas, composto pelo canal oficial da ICM no YouTube, TV aberta, Rádio Maanaim e pelo sistema de transmissão via satélite da Igreja, que conecta o Maanaim do Espírito Santo a milhares de templos espalhados pelo planeta.
A transmissão para milhares de igrejas em todo o planeta reverbera em uma experiência única e proporciona aos fiéis uma comunhão entre iguais e o fortalecimento da mensagem do amor cristão. A Ceia Mundial contou com tradução simultânea para 10 idiomas e mais de 50 por inteligência artificial.
Para o pastor Sammir Abasov, natural do Uzbequistão, e responsável pela tradução simultânea para o idioma russo, a complexidade do trabalho se torna gratificante pelo momento de comunhão entre os irmãos de diferentes fusos horários e nacionalidades. “Para vocês terem uma ideia, a Rússia é o maior país do mundo e eles têm 11 fusos horários. E nós temos as igrejas em praticamente todos esses fusos horários, que vão participar conosco ao mesmo tempo nesta ceia. E para facilitar estamos aqui para traduzir para que tudo possa chegar para eles ao mesmo tempo no mesmo idioma. É uma bênção, um privilégio que o Senhor nos deu de fazer chegar a palavra de Deus, as revelações, até os fins da Terra”.
Evangelização e música
Reconhecida por seu estilo de culto solene, a ICM zela pelos hinos e canções em suas congregações. Por isso, a Ceia Mundial também contou com adoração musical, com mais de 500 musicistas. Durante o evento, a música é uma ponte para o entendimento e a aceitação da palavra de Deus, tornando a experiência mais acessível e memorável.
Desta forma, a música desempenha um papel central nos encontros, não apenas como uma forma de adoração, mas também como um poderoso meio de evangelização e expressão da fé. Vale destacar o momento em que os hinos “Rude Cruz” e “Digno é o Cordeiro” foram entoados, marcando a vida de milhares de fiéis.
ICM vive momento festivo

A Ceia Mundial ocorre como uma continuidade de outra grande festa espiritual conhecida como “Trombetas e Festas”, realizada no final de 2024.
Isso porque a realização da ceia, na experiência da ICM, está fortemente associada à gratidão, conforme explica o Pastor Josias Júnior, Diretor de Comunicação da instituição. “O próprio Senhor Jesus, na Páscoa, quando Ele instituiu a ceia, considerou a gratidão… Então, todas as vezes que temos uma situação de muita alegria, de vitória da igreja, nós nos reunimos num culto de ceia para glorificar. Nesse caso, o Trombetas e Festas teve um resultado muito maravilhoso, de conversões e de batismos”, explica.
Para conferir todas as celebrações, incluindo a Ceia Mundial, basta acessar os canais oficiais da ICM.
