Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela e Cuba são discutidos por Bolsonaro e secretário-geral da OEA

Governo não dá detalhes sobre encontro, e Almagro sai apressado da Blair House, desviando-se da imprensa brasileira

Por Julia Braun, de Washington, D.C.
19 mar 2019, 12h33

O presidente Jair Bolsonaro discutiu a crise da Venezuela na manhã desta terça-feira, 19, com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luís Almagro, na Blair House, onde está hospedado em Washington.

A reunião durou por volta de uma hora. Embora Almagro seja bastante acessível, esquivou-se da imprensa brasileira e alegou ter um compromisso urgente para não dar detalhes sobre o encontro. Os Estados Unidos, com apoio da OEA, pressionam o Brasil a convencer militares venezuelanos a transferir sua lealdade do líder Nicolás Maduro para o autoproclamado presidente interino, Juan Guaidó.

O governo brasileiro não deu informações sobre os temas discutidos nesse encontro. Pelo Twitter, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, afirmou que os principais temas discutidos no encontro de hoje foram as ditaduras do venezuelano Nicolás Maduro e em Cuba.

“Almagro, sempre atento às liberdades individuais, faz duras críticas e denúncias contra o regime venezuelano e cubano”, escreveu.

Além do presidente e do deputado federal, participaram do encontro os ministros Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, e general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Continua após a publicidade

A OEA é um organismo internacional que reúne 35 estados independentes, o Brasil entre eles, e atua como fórum governamental político, jurídico e social. O bloco aprovou em janeiro uma declaração em que não reconhece a legitimidade do novo mandato de Maduro, iniciado em 10 de janeiro.

Antes da reunião com Bolsonaro, Almagro encontrou-se com o Grupo de Trabalho de Migração Venezuelana da OEA.

O presidente brasileiro terá ainda nesta terça-feira um encontro com o líder americano Donald Trump, na Casa Branca. Os dois participarão de conversa privada e de um almoço de trabalho.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.