Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro é menor nas pesquisas espontâneas

No levantamento Genial/Quaest, a diferença entre os dois favoritos, que é de 12 pontos na pesquisa estimulada, cai para 6 pontos na espontânea

Por Daniel Pereira, Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 20 ago 2022, 10h08

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está encurtando a distância para Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo alguns institutos, ainda poderia vencer no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Nas pesquisas estimuladas, nas quais uma lista de candidatos é apresentada aos entrevistados, o ex-presidente lidera por 47% a 32% no Datafolha, 45% a 33% na Genial/Quaest e 44% a 32% no Ipec.

Já nas pesquisas espontâneas, aquelas em que os entrevistados declinam o nome de seus candidatos sem consultar antes a relação de postulantes, o desempenho de Bolsonaro é melhor. Ou a desvantagem para Lula, menor. No Datafolha, o placar é de 40% a 28% (três pontos a menos do que na estimulada). No Ipec, de 41% a 30% (um ponto a menos). Na Genial/Quaest, de 33% a 27%. Neste último caso, a diferença entre os dois favoritos, de 12 pontos na estimulada, cai para 6 pontos na espontânea.

Só no período de junho a agosto, Bolsonaro cresceu sete pontos percentuais na espontânea. “O voto espontâneo é o melhor indicador de certeza do voto. Entre junho e agosto, a nova postura do presidente, tentando resolver as questões econômicas, atraiu para ele um eleitor que estava bambo com a terceira via, mas que já tinha votado em Bolsonaro em 2018. Trata-se, portanto, da volta dos que já votaram em Bolsonaro no passado”, diz o cientista político Felipe Nunes, diretor da Quaest.

 

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.