Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

TSE e STF mantêm pressão sobre Bolsonaro

Corte Eleitoral recebeu material dos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos. Ministros discutem em agosto próximos passos de ação contra chapa

Por Rafael Moraes Moura Atualizado em 14 jul 2021, 16h09 - Publicado em 14 jul 2021, 12h14

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já recebeu o material coletado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do inquérito dos atos antidemocráticos. O compartilhamento foi determinado no início deste mês pelo ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo dos principais inquéritos que atormentam o Palácio do Planalto. As informações coletadas pelo STF podem turbinar ações que investigam as acusações de abuso de poder na vitoriosa campanha de Bolsonaro à presidência da República em 2018. A expectativa dentro da Corte Eleitoral é a de que o julgamento ocorra neste segundo semestre.

Duas ações do TSE, que ainda aguardam desfecho, investigam se a chapa Bolsonaro/Mourão foi beneficiada com o disparo de mensagens em massa pelo WhatsApp durante o pleito de 2018. Moraes é um personagem central no desenrolar dos casos, já que, além de cuidar de inquéritos que miram Bolsonaro e aliados do presidente, vai presidir o TSE durante a eleição presidencial de 2022.

No início deste mês, Moraes atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e arquivou o inquérito dos atos antidemocráticos, mas decidiu abrir uma nova frente de investigação para apurar o funcionamento de uma organização criminosa digital que busca minar o regime democrático brasileiro. O ministro também é relator do inquérito das fake news, que fechou o cerco sobre o “gabinete do ódio” e a militância bolsonarista.

No início de agosto, Moraes o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Luís Felipe Salomão, devem se reunir para discutir estratégias e os próximos passos, que podem incluir até mesmo novos compartilhamentos. O Planalto aposta na recuperação da economia e na aceleração da vacinação contra a Covid-19 para resgatar a popularidade do presidente da República e dissipar os riscos de cassação, que, por ora, são considerados baixos dentro do TSE.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.