Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Toffoli suspende ação contra ex-ministro dos Transportes

Antônio Carlos Rodrigues é acusado de integrar organização criminosa com casal Garotinho e defesa afirma que Justiça Eleitoral local não deve julgar caso

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 27 jun 2018, 15h28 - Publicado em 27 jun 2018, 09h03

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, deferiu liminar para suspender o andamento de ação penal contra o ex-ministro dos Transportes e ex-presidente do PR, acusado de integrar organização criminosa da qual também fariam parte, segundo a Operação Caixa D’Água, os ex-governadores do Rio Anthony Garotinho e Rosinha Garotinho.

Toffoli verificou “a plausibilidade da alegação de defesa” do ex-ministro, de que a Justiça Eleitoral de Campos dos Goytacazes (RJ) é incompetente para julgar o caso. Segundo as investigações que levaram à abertura da ação penal, Garotinho e Rosinha utilizaram a máquina administrativa da prefeitura durante o mandato dela entre 2009 e 2016, para extorquir empresários locais.

A participação de Rodrigues estaria relacionada à transferência de 2,6 milhões de reais pela JBS para a conta da Ocean Link. A investigação apura se o valor seria destinado à campanha de Garotinho ao governo do Rio. O habeas corpus foi impetrado contra decisão do TSE que rejeitou preliminar de incompetência da Justiça Eleitoral para o julgamento da ação penal.

A defesa do ex-ministro sustenta que as condutas atribuídas a ele “passam longe de Campos dos Goytacazes”. “Nada liga diretamente os fatos”, afirma.

Outra alegação é a de que Rodrigues responde a processo com o mesmo objeto na Justiça Federal do Rio. Tal situação, segundo a defesa, “apresenta o risco de dupla sanção pelo mesmo fato criminoso, o que é vedado pelo ordenamento jurídico constitucional”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.