Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo exonera Sérgio Camargo, Mario Frias e Alexandre Ramagem

Saídas ocorrem no mesmo dia em que nova ministros deixaram seus postos para disputar a eleição deste ano

Por Da redação
Atualizado em 31 mar 2022, 07h38 - Publicado em 31 mar 2022, 05h32

O governo de Jair Bolsonaro exonerou Sérgio Camargo da presidência da Fundação Palmares. O ato assinado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, foi publicado nesta quinta-feira, 31, no Diário Oficial da União (DOU). Ainda não se sabe quem será o substituto. Houve saídas também na secretaria de Cultura e na Abin.

A gestão de Camargo começou no fim de 2019 e foi marcada por polêmicas, principalmente relacionadas à questão racial. A última delas ocorreu após a morte do congolês Moïse Kabagambe, assassinado no Rio de Janeiro. Camargo disse à época que tratava-se de “um vagabundo morto por outros vagabundos”. A declaração causou revolta em diversos setores da sociedade, do próprio governo ao Judiciário.

TROCA NA CULTURA E ABIN

Outra troca ocorreu na Secretaria Especial de Cultura. O governo exonerou Mario Frias, também nesta quinta, e nomeou Hélio Ferraz de Oliveira, que era secretário nacional do audiovisual. Frias, que se filiou ao PL no dia 12 de março, deve ser candidato a deputado federal por São Paulo este ano. Ele estava no posto desde junho de 2020, quando substituiu a atriz Regina Duarte. A gestão também foi marcada por polêmicas.

O governo também exonerou Alexandre Ramagem do cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A mudança foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo general Augusto Heleno, chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Ainda não foi definido um substituto para Ramagem, que em 2018 coordenou a segurança do então candidato Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Ele estava no cargo desde novembro de 2019.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.