Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Rio terá primeiro presídio vertical do país, anuncia Witzel

Governador do Rio de Janeiro afirma que estrutura terá nove andares e capacidade para 5.000 presos. Presídio será erguido no complexo de Bangu

Por Agência Brasil Atualizado em 4 fev 2019, 22h01 - Publicado em 4 fev 2019, 21h08

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou nesta segunda-feira, 4, que o estado terá o primeiro presídio vertical do Brasil, com nove andares, capaz de alojar 5.000 presos. A estrutura será erguida no espaço de uma unidade penal do Complexo de Bangu, o Presídio Plácido de Castro, que está em más condições de conservação, de acordo com o governador.

Witzel ressaltou que a ampliação do sistema penitenciário também é uma resposta às medidas apresentadas hoje pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para endurecer as leis penais.

“A primeira questão que eu coloquei para o ministro Sergio Moro, ainda em dezembro, foi o impacto disso no sistema carcerário. Nós estamos desenvolvendo aqui no Rio de Janeiro um modelo de presídio vertical, com nove pavimentos, que pode acondicionar em cada cela de seis a oito presos. Isto já está em andamento, nós já estamos fazendo um projeto básico para encaminhar ao Departamento Penitenciário [Nacional]”, disse Wilson Witzel, após participar da posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargador Cláudio de Mello Tavares.

Segundo o governador, o presídio vertical deve custar entre 60 milhões e 80 milhões de reais e representará uma modernização no sistema penitenciário estadual. “Imaginem que nós poderemos, com 800 milhões de reais, ter 70.000 novas vagas aqui no estado”, calculou.

Witzel disse ainda que o prédio será construído no prazo mais breve possível e que o projeto está sendo tocado pela Secretaria Estadual de Obras, em um primeiro momento, para reduzir custos. “Estou andando com o projeto de forma acelerada, para que a gente consiga implementar esse presídio, que será uma inovação em termos de estabelecimento prisional no Brasil. Isto tudo está sendo feito com a nossa Secretaria de Obras, sem contratação de terceirizados.”

O Rio de Janeiro, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tem 53.000 presos para um total de 29.000 vagas em 56 estabelecimentos prisionais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.