Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Paixão que não se esconde

A obra de Bad Boy Preto mostrando a beijoca de Trump e Bolsonaro foi apagada menos de 48 horas depois de sua realização

Por João Batista Jr. Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 jun 2024, 16h10 - Publicado em 7 dez 2018, 07h00

O beijo quente da Guerra Fria, a bitoca de 1979 trocada entre o presidente da Alemanha Oriental, Erich Honecker, e o todo-poderoso secretário-geral do Partido Comunista da União Soviética, Leonid Brejnev, foi um dos derradeiros momentos de relativa calma do bloco socialista. O resto é história. O desenho daquele ósculo, pintado pelo artista russo Dmitri Vrubel em 1990 numa das porções do que foi um dia o Muro de Berlim, transformou-se num dos grafites mais parodiados do mundo. Com algum atraso — mas nunca é tarde —, a inspiração veio dar numa parede caiada de Maracanaú, município cearense de pouco mais de 226 000 habitantes e IDH de 0,686 (idêntico ao da Palestina e inferior ao da Bolívia). O resultado dela mostrava Donald Trump e Jair Bolsonaro, os mais novos amigos de infância. Mostrava, não mostra mais, porque a obra do cearense Yuri Sousa, de 21 anos, conhecido como Bad Boy Preto, foi apagada menos de 48 horas depois de sua realização. Sousa diz ter sido filmado e questionado por uma pessoa enquanto executava o trabalho. Em Maracanaú, Fernando Haddad teve 61% dos votos no segundo turno. Bolsonaro, 39%.

A mão de tinta azul-clara que cobriu a alegoria de Yuri Sousa, com cerca de 9 metros quadrados, será para sempre incapaz de esconder a brincadeira. A foto no Instagram de Sousa com a imagem da beijoca somava mais de 9 000 curtidas na semana passada e só ganhava mais e mais fãs. Em tempos de redes sociais, nada se esconde. Mas o desenhista, chateado com a censura, procura um novo lugar para refazer a dupla apaixonada.

Publicado em VEJA de 12 de dezembro de 2018, edição nº 2612

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.