Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Odebrecht faz acordo com o MP e admite cartel em São Paulo

Os contratos suspeitos foram assinados entre 2008 e 2011 e somam 4 bilhões de reais; empresa entregou provas e vai pagar 'valor simbólico' de 7 milhões

Por Estadão Conteúdo Atualizado em 20 jun 2018, 14h42 - Publicado em 20 jun 2018, 13h42

O Ministério Público de São Paulo (MPSP) anunciou nesta terça-feira 19 ter obtido provas de que a Odebrecht e mais onze empreiteiras formaram cartel para fraudar sete licitações de obras viárias na cidade de São Paulo no valor de 4 bilhões de reais. Os contratos foram assinados entre 2008 e 2011, na gestão do ex-prefeito e hoje ministro Gilberto Kassab (PSD).

De acordo com a Promotoria, o esquema foi chefiado pelo ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza, com a participação do ex-secretário de Infraestrutura e braço direito de Kassab no ministério, Elton Santa Fé Zacarias. Eles teriam cobrado 5% de propina sobre o valor dos contratos.

Segundo o promotor Silvio Marques, as provas foram obtidas por um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado com a Odebrecht em abril. Pelo acordo, além de provar os crimes, a empresa se comprometeu a pagar 7 milhões de reais à prefeitura em 22 anos. Em troca, continua apta a participar de licitações em São Paulo.

O valor corresponde a 25% dos 28 milhões de reais que a empresa recebeu na obra do túnel Roberto Marinho, contrato obtido mediante acerto do cartel, segundo o MP. “Este valor (7 milhões de reais) é simbólico. O importante é que a Odebrecht entregou provas”, disse Marques.

Continua após a publicidade

Defesas

Procurado, o ministro Gilberto Kassab disse que as licitações de sua gestão “ocorreram de forma transparente, obedecendo às disposições legais”. O ex-diretor da Dersa Paulo Vieira de Souza disse que “nunca solicitou vantagens financeiras da Odebrecht”.

Em nota, a Dersa informou que “as obras foram licitadas de acordo com a lei”. A Odebrecht alegou que “segue em cooperação com as autoridades”. Elton Zacarias não se pronunciou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.