Na última semana, uma série de pesquisas mostrou como está a disputa entre Jair Bolsonaro e Lula no segundo turno das eleições presidenciais.
Três dos institutos que mais se aproximaram do resultado real no primeiro turno apontam para distâncias que variam de três a sete pontos entre os dois candidatos.
A pesquisa Ideia, por exemplo, divulgada nesta quinta, 20, indica que Lula tem 50% dos votos totais contra 46% do presidente, distância de 4 pontos. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, há um cenário de empate técnico entre os dois adversários. A Ideia não divulgou os números de votos válidos.
O levantamento da Paraná Pesquisas, também divulgado nesta quinta, aponta que Lula tem 47,6%, dos votos totais e Bolsonaro tem 44,1%, distância de 3,5 pontos. Nos votos válidos, o petista tem 51,3% dos votos contra 48,7 do atual presidente.
A pesquisa MDA, divulgada na segunda, 17, mostra Lula com 48,1% das intenções contra 41,8% de Bolsonaro, distância de 7 pontos. Considerando apenas os votos válidos, o petista tem 53,5% e o atual presidente tem 46,5%.
Assim como levantamentos anteriores de outros institutos, as pesquisas de Ideia, Paraná e MDA mostram que o cenário é incerto e nem Lula nem Bolsonaro têm resultado garantido. A cada dia que passa, fica mais evidente que cada voto será precioso no dia 30.