Inverno: Revista em casa por 8,98/semana

‘O Anderson Torres não tem nada a revelar’, diz advogado do ex-ministro

Eumar Novacki diz que o Supremo agiu certo ao "dar um basta na escalada de violência", mas que seu cliente não tem relação com os atos golpistas

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 abr 2023, 18h13

Após a prisão do ex-ministro da Justiça Anderson Torres por suposta omissão frente aos atos golpistas na Esplanada dos Ministérios, surgiram rumores  de que ele poderia fazer uma delação premiada e comprometer o ex-presidente Jair Bolsonaro. Mas essa possibilidade, segundo o advogado do ex-delegado, não existe.

VEJA entrevistou o advogado Eumar Novacki, um ex-militar que foi chefe da Casa Civil do governador do DF, Ibaneis Rocha, e que chegou a ocupar interinamente o cargo de ministro da Agricultura no governo de Michel Temer. Ele garante  que não existe a perspectiva de delação por parte de seu cliente. “O ex-ministro Anderson Torres não tem nada a revelar”, afirmou.

Pode ser um despiste? Pode. Os rumores de que o ex-ministro estaria disposto a delatar emergiram diante das informações de que ele, preso há quase 90 dias, está enfrentando problemas de saúde e tem reclamado de abandono, como mostra uma reportagem da edição impressa de VEJA desta semana.

O advogado informou que vai apresentar ao Supremo Tribunal Federal  um novo pedido de libertação de seu cliente — o terceiro nos últimos três meses. “O Supremo agiu certo ao dar um basta na escalada de violência, mas vamos provar que o Anderson não tem nenhuma ligação com as manifestações de 8 de janeiro”, diz Novacki, ressaltando que o ex-ministro não pretende fugir, não ameaça testemunhas e nem representa qualquer tipo de perigo à sociedade.

Consultado por VEJA, o professor de Direito Processual da Universidade Federal Fluminense João Pedro Pádua também ressalta que não vê motivo para uma prisão tão longa. “Não me parece que esteja demonstrado o risco de que ele interfira nas apurações ou represente perigo imediato para a sociedade”, diz.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a 2,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.