Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Na Paulista, manifestantes gritam para ministra: ‘Rosa, não vacila’

Voto de Rosa Weber é considerado o fiel da balança no placar apertado do Supremo Tribunal Federal em relação à condenação após prisão em segunda instância

Por Da Redação Atualizado em 3 abr 2018, 20h49 - Publicado em 3 abr 2018, 20h22

O Supremo Tribunal Federal (STF) – em especial os ministros Gilmar Mendes e Rosa Weber – é o grande alvo do protesto de rua desta terça-feira na Avenida Paulista, em São Paulo, em ato que reúne cerca de 5.000 pessoas, segundo a Polícia Militar.

Aos gritos de “Rosa, não vacila”, os manifestantes defendem a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e confiam que será da ministra o voto decisivo para a rejeição do habeas corpus pedido pela defesa do petista em julgamento nesta quarta-feira, 4, a partir das 14h.

A ministra é considerada o fiel da balança na votação – pessoalmente contra a prisão após condenação em segunda instância, ela tem, no entanto, negado habeas corpus nesse sentido por entender que a posição atual do STF é diferente – em fevereiro de 2016, a Corte mudou o seu entendimento a passou a permitir a detenção após sentença de órgão colegiado, como é o caso de Lula.

Rosa Weber precisa ser coerente. Ela disse que segue o entendimento do Supremo. Precisa manter o discurso mais uma vez”, disse Rogério Chequer, ex-coordenador do Vem pra Rua e pré-candidato a governador de São Paulo pelo Partido Novo.

Gilmar Mendes, por sua vez, foi representado como “Judas” na manifestação na Avenida Paulista. A foto do ministro foi exibida ao público, instado a gritar palavras de ordem contra ele. As ofensas foram da sua conduta profissional à acusações de corrupção.

Continua após a publicidade

Os discursos também tiveram a mesma linha. Se revezam no microfone nomes do setor jurídico alinhados à prisão após segunda instância. Já falaram o ex-ministro Miguel Reale Júnior, um dos autores do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, e o promotor Roberto Livianu, do Instituto Não Aceito Corrupção.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.