‘Moraes agradece’: A piada após Hugo Motta virar alvo de manifestações
Presidente da Câmara acabou personificando o protesto contra a agenda de autoproteção do Congresso
As manifestações que levaram milhares de pessoas às ruas forçaram uma mudança de rota no Congresso, geraram atritos entre os presidentes da Câmara e do Senado e, em meio à tensão diante da inesperada pressão popular, também houve espaço para piadas com o objetivo de desanuviar o ambiente.
Uma delas aconteceu numa roda de conversas entre parlamentares e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). O deputado foi um dos principais alvos do protesto do último dia 21 contra a PEC da Blindagem e a anistia aos condenados pelos atos golpistas. Os gritos de “Fora, Hugo Motta” foram entoados em diversas cidades – e inclusive no reduto político do paraibano, que se sagrou como o mais votado do estado nas eleições de 2022.
“Até brincaram com o Hugo, dizendo que o Alexandre de Moraes tinha de agradecer a ele, porque era a primeira vez que o ministro não aparecia nas manifestações. Estava todo mundo rindo disso”, contou um parlamentar. Segundo consta, Motta levou a piada numa boa.
As manifestações contra a agenda do Congresso representaram um reposicionamento do engajamento da militância de esquerda. Desde o início do governo Lula, os principais atos haviam sido organizados pela direita e por aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Nesses eventos, Moraes, que é o relator do processo da trama golpista, costuma ser alvo de xingamentos e de pressões para que deixe a cadeira de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Em meio aos ataques, o magistrado vive sob um rígido esquema de segurança.
Após entrar na mira das manifestações, Motta decidiu virar a página e, na última semana, priorizou uma agenda positiva. Na quarta-feira, 24, ele pautou a medida provisória que prevê a diminuição da fila de espera para atendimentos médicos do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a próxima semana, a Câmara planeja a votação do projeto que amplia a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 5.000 reais.
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
Relator da CPI do Crime Organizado no Senado ajuda Derrite com PL Antifacção
Ibovespa avança após sanções de Trump a petrolíferas russas
Ibovespa cai aos 150 mil pontos em dia de decisão do Copom
Pantanal e Amazônia já superam limite de aquecimento previsto no Acordo de Paris







