Manga anuncia candidatura ao Senado e clareia movimentos eleitorais da direita
Prefeito de Sorocaba diz que desistiu de concorrer ao governo de São Paulo por entender que Tarcísio irá tentar reeleição
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido pela forte presença nas redes sociais, onde compartilha vídeos bem humorados e pouco convencionais para um político, anunciou nessa nesta quarta-feira, 24, sua pré-candidatura ao Senado Federal, em 2026.
Popular por ter mais de 7,1 milhões de seguidores no Instagram e no TikTok, Manga vinha cogitando concorrer ao governo do estado, no caso de o governador Tarcísio de Freitas, que é do mesmo partido, sair para a presidência da República e não tentar a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes. Sem o nome do atual ocupante da cadeira na cédula, o prefeito chegou a obter entre 10 a 12% das intenções de voto nas pesquisas que aferiram a corrida eleitoral para o comando do executivo paulista.
A decisão de se apresentar nas urnas para uma das duas vagas de senador é mais um sinal de que Tarcísio deve optar por concorrer a um segundo mantado em São Paulo. “Nas conversas internas, entende-se que o governador não irá trocar uma reeleição tida como certa por uma disputa muito apertada no nível nacional”, diz Manga. “Não é nada oficial, mas um sentimento que identifico dentro do partido”.
A possibilidade de o governador sair ao Planato, diz o prefeito, ainda existe – “em política tudo pode mudar” – mas ela teria se tornado mais remota, depois que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que também cogitava concorrer ao Senado por São Paulo, descartou essa alternativa e passou a considerar a possibilidade de sair à presidência. “A manifestaão do Eduardo abriu o caminho para o Senado e achei por bem me posicionar, porque meu nome ficava aparecendo para governador em um cenário que considero difícil de acontecer. Esse assunto para mim está consolidado”, diz.
Rodrigo Manga conta ainda que recebeu convite de União Brasil e PRTB para a vaga, mas garante que pretende se lançar pelo Republicanos. Na semana passada ele se encontrou com o próprio governador e com o deputado estadual Vitão do Cachorrão, que também é da legenda, na ocasião, Tarcísio demonstrou apoio à candidatura à Câmara Alta. Se o ome de Manga for mesmo mantido, ele deve bater chapa com o secretário de segurança de São Paulo, Guilherme Derrite, nome apoiado pela família Bolsonaro, que conta com apoio do PP.
Eleição presidencial: nova pesquisa mostra que Lula parou de subir
Vitautas Sakatauskas, o Papai Noel de Osasco, morre aos 84 anos
Perturbada, Nicole Kidman quebra janela após cena de estupro
Saiba como exercícios físicos podem ajudar quem fez a cirurgia bariátrica







