Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Lula sobre Janja: “Essa mulher salvou minha vida”

Primeira-dama acompanha reuniões, opina, veta, sugere e -- com a aval do presidente -- ganha cada vez mais espaço nas decisões do governo

Por Leonardo Caldas
Atualizado em 9 abr 2023, 14h21 - Publicado em 9 abr 2023, 12h56

Aliados de Lula demonstram um certo descontentamento com a presença constante da primeira-dama Janja da Silva em reuniões oficiais ao lado do presidente. Com forte atuação na área cultural, interlocutores dizem que partiu dela a indicação, por exemplo, da ministra da Cultura Margareth Menezes.

Segundo pessoas próximas ao presidente, a primeira-dama dá opinião sobre vários temas e não poupa críticas nem mesmo aos petistas. Um dos principais assessores de Lula relatou a VEJA que o presidente não pretende interferir nas manifestações de sua companheira. Para ele, esse seria um dos diferenciais de seu terceiro mandato.

“Essa mulher salvou minha vida. Ela recuperou minha energia e percebe coisas que ninguém percebe”, disse Lula a um de seus assessores.

Janja é filiada ao PT desde os 17 anos e conheceu Lula ainda durante as chamadas Caravanas da Cidadania, nos anos 90. A proximidade veio com o acampamento de militantes em Curitiba, em 2018, quando o presidente estava preso no âmbito da operação Lava Jato. Em maio do ano passado, Janja se casou com Lula e desde então ajuda o marido a formatar o seu discurso.

Neste terceiro mandato, Lula tem demonstrado estar mais centralizador do que nunca. Segundo aliados, o comportamento tem a ver com a idade e a pressa em ver seus projetos realizados. É nesse contexto que Janja surge como uma das principais e mais influentes conselheiras do presidente, ao ponto de gerar descontentamento e ciúmes em petistas mais antigos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.