Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Joaquim Barbosa defende ‘renúncia imediata’ de Temer

Para o ex-ministro do STF, novos fatos se somam a denúncias anteriores e justificam saída do presidente

Por Guilherme Venaglia
Atualizado em 19 Maio 2017, 15h27 - Publicado em 19 Maio 2017, 10h03

Por meio de sua conta no Twitter, Joaquim Barbosa, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), defendeu que os brasileiros “devem se mobilizar, ir para as ruas e reivindicar com força: a renúncia imediata de Michel Temer“. Na avaliação do ex-ministro, as revelações da delação premiada do empresário Joesley Batista, do grupo JBS, são graves e inviabilizam a permanência do presidente.

Barbosa afirmou, também, que as novas acusações se completam com outras, que vieram a público meses atrás. Na delação premiada do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht, Claudio Melo Filho, consta que o presidente teria pedido, em 2014, uma doação ilegal de dez milhões de reais para as eleições daquele ano. O encontro, que teria ocorrido no Palácio do Jaburu, foi confirmado também na delação do ex-presidente da construtora, Marcelo Odebrecht, mas Michel Temer nega ter pedido dinheiro ao empreiteiro.

“Isoladamente, a notícia extraída de um inquérito criminal e veiculada há poucas semanas, de que o sr Michel Temer usou o Palácio do Jaburu para pedir propina a um empresário, seria um motivo forte o bastante para se desencadear um clamor pela sua renúncia”, avaliou Joaquim Barbosa. Diferentemente do encontro relatado por Joesley Batista, que provocou a abertura de um inquérito contra Temer no STF, a delação dos executivos da Odebrecht não puderam até agora gerar uma investigação contra o presidente, por este possuir imunidade em relação a fatos anteriores ao mandato – que está sendo questionada na Corte.

O ex-ministro, que protagonizou o julgamento do mensalão, em 2012, já foi cogitado para disputar cargos públicos. Depois de ter frequentado pesquisas de opinião para a disputa de 2014, agora é cortejado pela ex-senadora Marina Silva para se filiar à Rede Sustentabilidade e ser candidato à vice-presidente na chapa dela nas eleições presidenciais de 2018.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.