Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Itamaraty diz que dívida impede novos financiamentos à Venezuela

Em resposta a requerimento de informações, governo informa que legislação proíbe crédito a países que não pagaram dívidas

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jul 2023, 19h37 - Publicado em 3 jul 2023, 16h53

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, encaminhou ofício à Câmara dos Deputados informando que o Brasil não vai disponibilizar crédito à Venezuela, enquanto o país não quitar suas dívidas — e por uma razão elementar: a lei não permite. “É vedado ao Brasil, à luz da legislação interna, estender novas linhas de financiamento para a Venezuela até que o país retome os pagamentos da dívida”, informou a ministra, em resposta a um requerimento de informações do deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF).

A Venezuela deixou de pagar ao Brasil o equivalente a 3,4 bilhões de reais. Durante a campanha eleitoral, o presidente Lula defendeu a abertura de novas linhas de financiamento também para Cuba e Moçambique — outros dois devedores. Na resposta ao deputado, o Itamaraty diz que a Venezuela “tem indicado a disposição de retomar os pagamentos de sua dívida com o Brasil”.

reprodução
Deputado Professor Paulo Fernando (Republicanos-DF): em busca de respostas do Itamaraty sobre relações do Brasil com a Venezuela (VEJA/VEJA)

O deputado Paulo Fernando também pediu informações sobre a visita do assessor especial da Presidência e ex-chanceler Celso Amorim à Venezuela em março. Maria Laura explicou que nenhum funcionário do Itamaraty acompanhou a viagem de Amorim, mas sustentou que “o tratamento reservado de visitas oficiais no contexto da retomada de relações entre países é prática recorrente na tradição diplomática”.

A ministra informou ainda que Amorim foi à Venezuela para colher informações sobre as perspectivas de entendimento entre o governo do ditador Nicolas Maduro e as forças de oposição. “A viagem de Amorim mostra que temos um Itamaraty oficial e um oficioso”, critica o deputado Paulo Fernando.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.