Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Governo aumenta em 11% expulsão de servidores por irregularidades

Foram punidos 566 servidores, a maioria deles por corrupção; número é o mais alto desde 2003

Por Giovanna Romano Atualizado em 12 dez 2018, 14h40 - Publicado em 12 dez 2018, 14h26

O Governo Federal expulsou 566 servidores públicos federais por atividades contrárias à lei, de janeiro a novembro de 2018, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) nesta quarta-feira. O número é 11% maior em comparação com o ano passado e é o mais alto desde 2003.

O principal motivo das punições foi a prática de atos relacionados à corrupção, com 371 penalidades (65,5% dos casos). Do total de expulsões, 467 servidores efetivos foram demitidos; 73 tiveram suas aposentadorias cassadas; e 26 ocupantes de cargos em comissão foram destituídos.

De 2003 a novembro de 2018, foram expulsos 7.281 funcionários públicos. O ministro Wagner Rosário afirmou que o governo está aprimorando os mecanismos para que os problemas não voltam acontecer. “A gente vai aprendendo com os casos de corrupção, criando mecanismos preventivos para combatê-los”, completou.

O levantamento da CGU também divulgou ações quer permitiram a recuperação de 7,23 bilhões de reais para os cofres públicos até novembro de 2018. O balanço foi dividido em três eixos de atuação do órgão de controle: prevenção, detecção e punição. Segundo a pasta, os valores incluem cancelamento de licitação ou de contrato, recuperação de valores pagos indevidamente e redução de custos.

Os números divulgados pelo ministério mostram que, somente com o pagamento à beneficiários já falecidos, no âmbito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram economizados 5,8 bilhões de reais. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.