Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-presidente da Caixa diz que foi pressionado por Eduardo Cunha

Jorge Hereda disse que o ex-deputado federal ameaçou convocá-lo para a CPI da Petrobras se não acelerasse investimentos do banco em determinadas empresas

Por Da Redação
Atualizado em 4 jun 2024, 18h22 - Publicado em 26 jul 2017, 17h51

O ex-presidente da Caixa Econômica Federal Jorge Hereda disse nesta quarta-feira, em depoimento por videoconferência à 10ª Vara da Justiça Federal, em Brasília, que foi pressionado pelo ex-deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por não acelerar investimentos do banco em determinadas empresas.

Hereda disse que, em reunião com Cunha na Câmara, em 2014, o então deputado avisou que o convocaria a depor na CPI da Petrobras se projetos de seu interesse não recebessem financiamento com celeridade, antes dos referentes à estatal. “O senhor Eduardo Cunha reclamava do andamento dos projetos, mas que a gente andava muito rápido com a Petrobras, e disse que, se a gente aprovasse os da Petrobras antes dos outros, ele iria me convocar para a CPI da Petrobras. Eu disse que não era presidente da Petrobras, era presidente da Caixa”, declarou.

Hereda depôs como testemunha em ação penal que apura um suposto esquema de cobrança de propina de empresas em troca da liberação de aportes do banco. Estão entre os réus Cunha e o ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ambos presidiram a Câmara dos Deputados e estão presos atualmente.

Continua após a publicidade

Hereda não especificou em nome de quais empresas Cunha teria falado. Ele declarou que o convite para se reunir com o ex-deputado partiu de Alves, que também estava presente à reunião. Hereda disse que a convocação à CPI não ocorreu, mas que foram feitos requerimentos. “Não fui, mas, se o senhor procurar lá, pode ser que encontre os pedidos de convocação.”

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.