Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Ex-número 2 da Casa Civil exonerado após viagem já tem novo cargo na pasta

José Vicente Santini foi demitido por Jair Bolsonaro após usar voo da FAB em viagem à Índia; presidente considerou o ato 'completamente imoral'

Por Thomaz Molina Atualizado em 29 jan 2020, 21h51 - Publicado em 29 jan 2020, 21h42

O ex-secretário executivo da Casa Civil José Vicente Santini, que foi exonerado nesta quarta-feira, 29, pelo presidente Jair Bolsonaro por ter usado um voo da Força Aérea Brasileira para viajar à Índia já tem novo cargo dentro da pasta. Santini será assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. A nomeação foi publicada na noite desta quarta em edição extra do Diário Oficial da União, poucas horas depois da exoneração.

diariooficial
(Diário Oficial/Reprodução)

José Vicente Santini foi demitido por Bolsonaro assim que voltou de viagem oficial à Índia, na terça-feira, 28. Ele acompanhou, em voos da FAB, comitivas do governo na condição de ministro da Casa Civil em exercício, já que o titular Onyx Lorenzoni está em férias, em viagens oficiais à Índia e à Suíça. O presidente se irritou e disse que Santini poderia ter usado um voo comercial, como fizeram outros ministros, como Tereza Cristina, da Agricultura, e Bento Albuquerque, de Minas e Energia.

Bolsonaro disse que o ato foi ‘completamente imoral’ e que foi inadmissível o que aconteceu. “Eu mesmo já viajei no passado, não era presidente, para a Ásia toda, de comercial, classe econômica, e não entendi”, afirmou o chefe do Planalto sobre a decisão de Santini. “A explicação que chegou em um primeiro momento, (que) ele teve que participar da reunião de ministros. Essa não, essa desculpa não vale”, acrescentou o presidente.

Fernando Wandscheer de Moura Alves, que já integrava a equipe no ministério, foi nomeado como novo secretário executivo da Casa Civil no lugar de José Vicente Santini.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.