Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Em vídeo, Thiago Lacerda critica lei contra ‘abuso de autoridade’

Ator elogia a Operação Lava Jato e afirma que projeto em discussão no Senado é 'muito perigoso para o futuro do combate à corrupção no Brasil'

Por Da Redação
24 abr 2017, 14h02

A campanha virtual contra o projeto de lei 280/16, conhecido como Lei do Abuso de Autoridade, ganhou mais uma voz neste domingo: o ator Thiago Lacerda publicou um vídeo em sua conta no Instagram conclamando seus quase 100 mil seguidores a se colocarem contra a proposta, apresentada pelo senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Para o ator, o projeto, que deverá ser votado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na quarta-feira, é “muito perigoso para o futuro do combate à corrupção no Brasil”.

Essa é a avaliação feita por outro dos principais críticos ao projeto, o procurador da República Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Operação Lava Jato. Em outro vídeo recente, ao lado dos também procuradores Carlos Fernando dos Santos Lima e Isabel Cristina Groba Vieira, Dallagnol afirmou que o que está em discussão é uma “vingança contra a Lava Jato”. “Esse projeto promove uma verdadeira vingança contra a Lava Jato. O que querem é processar o policial que investiga, o procurador que denuncia e o juiz que julga”, conclui.

A lei proposta por Renan, complementada por um substitutivo de Roberto Requião (PMDB-PR), cria novas regras para a punição de autoridades que se excedam no cumprimento de suas funções. Um dos pontos sensíveis é fruto de uma divergência entre o senador e o juiz Sergio Moro a respeito da possibilidade de se instituir o chamado “crime de hermenêutica”, a punição para juízes que tiverem suas posições modificadas por instâncias superiores.

Na visão de Moro, caso um réu condenado por ele na Lava Jato recorra da sua decisão e uma Corte acima dele – o Tribunal Regional Federal (TRF) ou o próprio Supremo Tribunal Federal (STF), por exemplo – acolha esse recurso, ele poderia ser processado por abuso de autoridade. Em sua conta no Twitter, Requião defendeu a proposta: “Sem medo e com responsabilidade estou defendendo os direitos da cidadania contra abusos de agentes públicos. O país, nosso Brasil, precisa”.

Na visão do senador, o projeto visa apenas tolher excessos e as críticas são fruto de “demência ou oportunismo”. “Absolutamente surreal, incrível, a defesa de abusadores de poder por parte de autoridades e parlamentares”, completou.

Até o momento, a publicação de Thiago Lacerda – que também elogia a Lava Jato, “uma janela histórica no combate à corrupção no Brasil” – já tinha mais de cinco mil curtidas e quase 22 mil visualizações. Nos comentários, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), a atriz Alexa Deschamps e os fãs de Thiago apoiaram a mobilização.

View this post on Instagram

Não Passarão!! Essa PL 280 é Conhecida como " Lei do Abuso de Autoridade " mas Deveria se Chamar " Lei de Proteção ao Criminoso "… projeto de Renan Calheiros ( Pois é… Ele Mesmo! ) e Substitutivo do Senador Requião. Esse Projeto é um Ataque aos instrumentos de Combate a Corrupção e o Povo Brasileiro não vai Permitir q aconteça! Eu Apoio a Operação Lava Jato!

A post shared by Thiago Lacerda (@trlacerda) on

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.