Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Difamação e sexismo têm de ser punidos, diz Maia sobre ataque a repórter

Em depoimento à CPMI das Fake News, Hans River do Nascimento disse que repórter do jornal 'Folha de S. Paulo' se insinuou sexualmente a troco da matéria

Por Da Redação 12 fev 2020, 17h15

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) se manifestou, por meio de sua conta oficial no Twitter, sobre os ataques sofridos por uma jornalista do jornal Folha de S. Paulo, autora de uma reportagem sobre o uso fraudulento de nomes para permitir o disparo em massa de mensagens através de aplicativos de mensagens.

“Dar falso testemunho numa comissão do Congresso é crime. Atacar a imprensa com acusações falsas de caráter sexual é baixaria com características de difamação. Falso testemunho, difamação e sexismo têm de ser punidos no rigor da lei”, diz a publicação de Maia.

Em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fake News, Hans River do Nascimento, ex-funcionário da Yacows, empresa especializada em marketing digital, negou a veracidade da reportagem da Folha e insultou a jornalista ao dizer que ela queria “um determinado tipo de matéria a troco de sexo”.

Continua após a publicidade

Hans River foi convocado pelo deputado federal Rui Falcão (PT) para prestar esclarecimentos na comissão que investiga a disseminação de notícias falsas na eleição. O Código Penal estipula que fazer afirmação falsa como testemunha em processo judicial ou inquérito é crime, com pena prevista de dois a quatro anos de reclusão, além de multa. Na condição de testemunha, Hans se comprometeu em falar a verdade à comissão.

Relatora da CPMI das Fake News, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) afirmou que, se ficar comprovado que Hans River mentiu em seu depoimento, a comissão pode indicar o seu indiciamento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.