Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Deputados estaduais pressionam Doria a disputar o governo de SP

Presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris compara prefeito paulistano a Neymar e diz que o PSDB precisa 'do melhor jogador' para disputar a eleição

Por Guilherme Venaglia e Ricardo Chapola
Atualizado em 17 jan 2018, 11h37 - Publicado em 16 jan 2018, 18h12

Doze dos vinte deputados estaduais do PSDB em São Paulo pediram ao prefeito paulistano João Doria que seja o candidato do partido ao governo do estado na eleição deste ano. A conversa ocorreu em reunião nesta terça-feira, na sede da prefeitura. Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, Cauê Macris (PSDB), Doria ficou “sensibilizado” a aceitar a oferta.

Macris ressaltou a presença do presidente estadual do partido, Pedro Tobias, que não manifestou preferência a Doria, mas reafirmou que o PSDB terá candidato próprio – descartando, assim, um apoio ao vice-governador Márcio França (PSB). “Em ano de Copa do Mundo, temos que colocar o melhor jogador em campo, que é o Doria”, afirmou Macris, que ainda comparou o peso do prefeito hoje no partido ao do atacante Neymar para a seleção brasileira.

O deputado estadual reconheceu que a candidatura de Doria não é unanimidade no partido, “mas é majoritária”. “Ele é o melhor nome para defender as seis gestões do PSDB em São Paulo”, concluiu. Oficialmente, o PSDB tem dois pré-candidatos a governador: o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, e o cientista político Luiz Felipe D’Avila. O senador José Serra (PSDB-SP) também pode postular a candidatura. O partido ainda é assediado por França, vice de Geraldo Alckmin e pré-candidato à sua sucessão.

Doria está à frente da prefeitura há pouco mais de um ano – assumiu em janeiro de 2017 – e já foi bastante criticado por ter ensaiado deixar o cargo para disputar a Presidência da República, ideia que abandonou, abrindo caminho para Alckmin se consolidar como o presidenciável do partido.

Macris descartou a possibilidade de Doria ser comparado a Serra se deixar a prefeitura para disputar o governo. Em 2006, Serra abandonou a cadeira de prefeito para tentar – e conseguir – o Executivo paulista. O senador ainda faria algo parecido em 2010, quando deixou o governo para concorrer à Presidência. Para o presidente da Assembleia, Doria fará muito mais pela capital sendo governador e defendeu a iniciativa de Serra em 2006. “Lembre-se que ele deixou a prefeitura e ganhou a eleição em primeiro turno, com a maioria da votação na capital”, disse Macris. “Doria vai poder ajudar muito mais a cidade sendo governador do que prefeito.”

Continua após a publicidade

Capez

Cauê Macris comentou a situação do seu antecessor à frente da Assembleia, o deputado estadual Fernando Capez (PSDB), denunciado pelo Ministério Público por participação no esquema conhecido como Máfia da Merenda. O atual presidente, que disse desconhecer os autos do inquérito, afirmou que o colega vai apresentar seus argumentos. “A investigação dará a ele a oportunidade de se defender”, afirmou.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.