Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

‘Departamento de propina’ da Odebrecht pagava milícias

Em depoimento no processo de cassação da chapa Dilma-Temer, Marcelo Odebrecht diz que descobriu que área pagava propinas a políticos após Lava Jato

Por Da redação
Atualizado em 4 jun 2024, 19h16 - Publicado em 3 mar 2017, 09h03

Em depoimento à Justiça Eleitoral na última quarta-feira, Marcelo Odebrecht, ex-presidente da construtora Odebrecht, afirmou que o Departamento de Operações Estruturadas da empreiteira tinha outras funções além do financiamento de propinas, como o pagamento de resgates e recursos para milícias.

Para a Operação Lava Jato, o setor, conhecido como “Departamento de Propina”, tinha como principal objetivo o pagamento de recursos indevidos a políticos e agentes públicos. Segundo o empresário preso, no entanto, a área foi criada para custear resgates de funcionários sequestrados em países atingidos por conflitos armados ou grande violência urbana, além de drenar recursos de caixa 2 a milícias e grupos armados destes países.

De acordo com pessoas que tiveram acesso ao depoimento, prestado no âmbito do processo que investiga a prestação de contas da chapa Dilma-Temer, Marcelo Odebrecht alegou só ter descoberto que este departamento era usado também para o pagamento de propinas a políticos no Brasil depois da deflagração da Lava Jato.

Continua após a publicidade

A construtora Odebrecht está presente no exterior desde a década de 1970. Em 1985, segundo o site da empresa, as obras fora do Brasil já respondiam por 30% do faturamento. Entre os locais que têm ou tiveram conflitos nos quais a Odebrecht tem contratos estão Colômbia, Venezuela, Guatemala, Angola, Moçambique e Gana, além de países no Oriente Médio.

(Com Estadão Conteúdo)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.