De novo no cargo, governador de Alagoas segue favorito à reeleição
Levantamento foi divulgado nesta quinta-feira pelo instituto Paraná Pesquisas

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), continua numericamente à frente da disputa pelo comando do estado, embora empatado na margem de erro com o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), segundo levantamento feito entre os dias 22 e 26 de agosto pelo instituto Paraná Pesquisas e divulgado nesta quinta-feira.
Segundo a pesquisa, Dantas tem 45,8% das intenções de voto totais contra 42,2% de Cunha – a margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Outros 5,9% disseram que irão votar em branco, nulo ou nenhum e 6,2% declararam que não sabem ou não responderam.
O governador chegou a ficar afastado do cargo por quase duas semanas acusado de integrar uma organização criminosa que desviou dinheiro público, por meio do esquema de rachadinha, quando ele era deputado estadual. Ele foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 11 de outubro e reconduzido ao cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última segunda-feira.
A pesquisa mostra uma certa recuperação de Dantas – ele havia caído de 48,1% para 44,4% entre a segunda e a terceira semana de outubro, enquanto o seu rival havia subido de 38,2% para 42,5% no mesmo período.
Em votos válidos (excluídos brancos e nulos), Dantas tem 52% contra 48% de Cunha.
Mandato curto
Dantas era deputado estadual e foi eleito, de forma indireta, governador em maio deste ano para cumprir um mandato-tampão até 31 de dezembro, depois que o governador Renan Filho (MDB) deixou o cargo para disputar o Senado – o estado não tinha vice porque o ocupante do posto, Luciano Barbosa, deixou a função ao ser eleito prefeito de Arapiraca em 2020.
Dantas é apoiado por Renan Filho, pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou a fazer campanha ao seu lado mesmo durante o seu afastamento. Já Cunha tem o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), mas não se alinhou a nenhum candidato a presidente da República.
O levantamento de hoje foi feito por meio de entrevistas pessoais com 1.510 eleitores de 34 municípios de Alagoas e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº AL-08782/2022.