Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Conselho do MP abre processo contra Deltan por críticas ao STF

Colegiado viu excesso do procurador ao dizer que Toffoli, Gilmar e Lewandowski mandam 'mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção'

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 abr 2019, 16h53 - Publicado em 23 abr 2019, 16h51

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu, por dez votos a quatro, abrir um processo disciplinar contra o procurador da República Deltan Dallagnol. O coordenador da força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná vai responder por uma entrevista à rádio CBN, de agosto de 2018, quando afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) “manda uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”.

Na entrevista, Dallagnol comentava a decisão do STF de enviar parte das citações ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas delações de executivos da Odebrecht para a Justiça Eleitoral. A crítica do procurador é direcionada “aos três mesmos de sempre”, os ministros Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, que votaram a favor do envio.

“Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim… que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção”, disse Dallagnol, na entrevista. O processo do CNMP foi aberto após reclamação de Dias Toffoli.

Para o relator, Luiz Fernando Bandeira de Mello, a conduta de Dallagnol enseja a punição de censura. É uma punição mais grave que a de advertência, mas ainda menos grave que as de suspensão e demissão, que só seriam aplicados em caso de reincidência. O procurador será ouvido ainda antes de uma decisão no caso.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.