Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Casa Civil demite chefe de gabinete do MEC e assessor de Vélez

Exonerações são novo capítulo da disputa por poder no ministério da Educação e agravam o enfraquecimento do titular da pasta

Por Guilherme Venaglia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 4 abr 2019, 11h35 - Publicado em 4 abr 2019, 11h08

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), dispensou nesta quinta-feira, 4, a chefe de gabinete do Ministério da Educação, Josie de Jesus, e Bruno Garschagen, assessor especial do ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Os despachos foram publicados no Diário Oficial da União.

Para o lugar de Josie foi nomeado Marcos de Araújo, que reforça o grupo dos militares que atuam na pasta. Ex-subcomandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Araújo se apresenta como advogado, mestre em Ciência Política e doutor em Ciência Jurídica e Social.

As quedas de Josie e Garschagen enfraquecem os grupos “técnicos” e “olavista” do Ministério da Educação, que desde o início do governo disputam o controle da pasta e paralisam os projetos do MEC. Autor de livros de sucesso na nova direita, como Pare de Acreditar no Governo Direitos Máximos, Deveres Mínimos – O Festival de Privilégios que Assola o Brasil, o ex-assessor especial é um admirador de Olavo de Carvalho.

Já Josie é ex-diretora do Centro Paula Souza, entidade que gerencia o ensino técnico no estado de São Paulo, assim como outros dois profissionais que integram a longa lista de exonerados recentemente do MEC: o ex-secretário-executivo Luiz Antonio Tozi e a ex-secretária de Educação Básica Tânia Almeida. A atuação no Paula Souza rendeu a esses nomes o apelido jocoso, dado pelos olavistas, de “tucanos”.

As exonerações desta quinta são mais um sinal de enfraquecimento do ministro da Educação, Ricardo Vélez, indicado para o cargo por Olavo, que hoje não o apoia mais. Nomeado como substituto de Tozi na Secretaria-Executiva, o também militar Ricardo Vieira Machado já foi cotado como possível sucessor do ministro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.