Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Bolsonaro tem a menor desvantagem para Lula na série histórica

Dianteira do petista, que era de 22 pontos em janeiro passado, caiu para 12 pontos na nova rodada do levantamento Genial/Quaest

Por Daniel Pereira Atualizado em 3 ago 2022, 07h37 - Publicado em 3 ago 2022, 07h00

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 3, mostra uma nova diminuição da vantagem de Lula (PT) sobre Jair Bolsonaro (PL) na corrida presidencial. Segundo o levantamento, o petista tem 44% das intenções de voto, e o atual mandatário marca 32%. É a menor diferença entre eles desde o início da série histórica, em julho de 2021.

Em janeiro, Lula tinha 45% e Bolsonaro 23%. Em julho, os percentuais eram de 45% e 31%. Desde o início do ano, o ex-presidente está estagnado na liderança, enquanto o rival cresceu nove pontos. Apesar do avanço de Bolsonaro, Lula ainda teria chances de vencer no primeiro turno se a votação fosse hoje, já que está numericamente à frente de todos os rivais somados, que no geral atingiram marcas bem modestas.

Além dos favoritos, só pontuaram na nova rodada Genial/Quaest os candidatos Ciro Gomes (PDT), com 5%, André Janones (Avante), com 2%, Simone Tebet (MDB), com 2%, e Pablo Marçal (PROS), 1%. Considerando esses números, Lula seria eleito no primeiro turno com 51% dos votos válidos. Essa possibilidade está se estreitando com a recuperação de Bolsonaro.

Desde janeiro, a avaliação negativa do governo caiu sete pontos, de 50% para 43%. Entre os beneficiários do Auxílio Brasil, a queda na avaliação negativa foi de 9 pontos apenas entre julho e agosto. No último mês, também subiu de 42% para 45% o total de entrevistados que dizem que o presidente está fazendo o que pode para resolver os problemas do país. A estratégia de Bolsonaro de tentar reduzir o preço dos combustíveis e lançar um pacote bilionário de benefícios, ao que parece, já está rendendo frutos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.