Lula elogia Haddad por arcabouço e critica juros no discurso dos 100 dias
Presidente mirou em Bolsonaro ao relembrar tentativa de golpe em janeiro e destacou programas sociais do governo em fala sobre o 1º ciclo do novo mandato
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou nesta segunda-feira, 10, uma reunião ministerial para fazer um balanço dos primeiros 100 dias de governo.
O presidente iniciou seu discurso comparando o início do atual governo com o do seu primeiro mandato, em 2003, e mirou em Jair Bolsonaro, afirmando que “da outra vez eu recebi (a faixa) de um democrata”, referindo-se a Fernando Henrique Cardoso. O petista também destacou a união das instituições contra a tentativa de golpe em 8 de janeiro.
Lula citou o slogan dos 100 dias de governo, “O Brasil voltou”, para destacar a atuação de sua gestão na área social. “O Brasil voltou para trabalhar naquilo que devia ser a razão de ser de todos os governos: cuidar das pessoas”, afirmou, elencando em seguida programas como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e Mais Médicos.
Na área econômica, o presidente destacou medidas como o arcabouço fiscal e a reforma tributária – as duas propostas ainda precisam ser aprovadas no Congresso – e elogiou o trabalho do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Na fala, Lula aproveitou também para voltar a criticar a taxa de juros em 13,75%: “Estão brincando com o país”.