Bolsonaro réu: como foi o julgamento na Primeira Turma do STF
Por 5 votos a 0, ministros do colegiado votaram por receber a denúncia de tentativa de golpe contra o ex-presidente e mais sete acusados
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados réus por tentativa de golpe de Estado em julgamento nesta quarta-feira, 26. O colegiado teve placar de 5 a 0 pelo recebimento da denúncia, com votos do relator Alexandre de Moraes e de Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.
Os oito réus são o ex-presidente Jair Bolsonaro, os ex-ministros Walter Braga Netto, Augusto Heleno, Anderson Torres e Paulo Sérgio Nogueira, o ex-comandante da Marinha Almir Garnier, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-diretor da Abin Alexandre Ramagem.
Voto de Moraes
O relator votou para tornar réus os oito acusados. Em sua manifestação, o Moraes afirmou que “há indícios razoáveis para recebimento” da denúncia. O magistrado também exibiu vídeos de cenas de violência durante os atos golpistas do 8 de Janeiro. “Tivemos uma tentativa de golpe de Estado violentíssima. Fogo, destruição ao patrimônio público, dano qualificado. Uma violência selvagem, incivilidade total, com pedido de intervenção militar e golpe de Estado”, destacou. A exibição das gravações irritou as defesas dos denunciados, que afirmaram que as imagens não estão no processo.
Como foi o primeiro dia
No início da análise, na terça, os ministros descartaram qualquer ilegalidade nas investigações e indicaram que vão aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente, que acompanhou a sessão no Supremo presencialmente no primeiro dia, mas decidiu não comparecer nesta quarta. O ex-presidente assistiu ao segundo dia de julgamento do gabinete do filho, Flávio Bolsonaro, no Senado.
Confira as 30 companhias ganhadoras da edição ‘Top 30 Melhores Empresas do Brasil’
Lula mantém popularidade, mas perde terreno entre eleitores independentes
‘Fiquei frustrado, mas mérito dele’, diz goleiro que levou gol do príncipe William no Maracanã
MapBiomas lança ferramenta inédita para monitorar a recuperação de áreas degradadas no Brasil
Em segundo dia no Rio, príncipe William visita Ilha de Paquetá







