Dia dos Pais: Revista em casa por 7,50/semana

A proposta que o PT fez ao marqueteiro de Lula antes da demissão

O partido queria que Augusto Fonseca fizesse um 'empréstimo ' à legenda, arcando com os custos iniciais da pré-campanha

Por Hugo Marques Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 Maio 2022, 10h23 - Publicado em 30 abr 2022, 09h44

O marqueteiro Augusto Fonseca cuidava desde fevereiro da campanha eleitoral de Lula. Neste semana, ele foi demitido sem nenhuma explicação oficial do partido ou do ex-presidente da República. Apesar da liderança ainda folgada de Lula nas pesquisas de intenção de voto, existe uma disputa interna no PT por poder e dinheiro. O marqueteiro foi a primeira vítima mais graduada dessa guerrilha.

Desde que a vantagem de Lula sobre Bolsonaro começou a diminuir, eclodiram rusgas entre o coordenador de comunicação da campanha, o ex-ministro Franklin Martins, e o secretário de comunicação do PT, Jilmar Tatto, que tem o apoio do prefeito de Araraquara, Edinho Silva, e do secretário de Relações Internacionais do partido, Romênio Pereira.

Antes de ser defenestrado da campanha, Augusto Fonseca recebeu uma proposta. A ala ligada a Jilmar Tatto queria que ele fizesse uma espécie de ‘empréstimo’ para o partido. A proposta era a seguinte: Augusto arcaria com gastos iniciais da pré-campanha, calculados entre 6 e 7 milhões de reais.

O PT tem problemas de caixa, responde a vários processos por dívidas e algumas contas do partido estão bloqueadas.

O marqueteiro recebeu a garantia de que receberia o dinheiro investido de volta tão logo ocorresse a liberação dos recursos do fundo eleitoral, mas ele não aceitou a proposta.

Continua após a publicidade

O passivo do partido apenas com a União ultrapassa 20 milhões de reais. São em grande parte dívidas previdenciárias, multas eleitorais e débitos fiscais.

Fonseca será substituído por Sidônio Palmeira, marqueteiro ligado ao governador da Bahia, o petista Rui Costa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA DIA DOS PAIS

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada revista sai por menos de R$ 7,50)
A partir de 29,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.