AL KHOR – A Inglaterra segue firme na busca pelo tão ansiado bicampeonato mundial e conseguiu mais uma convincente vitória na Copa do Mundo do Catar: 3 a 0 sobre a valente e organizada seleção de Senegal, com gols de Jordan Henderson, Harry Kane e Bukayo Saka, na noite deste domingo, 4, no estádio Al Bayt.
O destaque da partida foi o jovem meio-campista Jude Bellingham, que deu uma assistência e iniciou a jogada do segundo gol. Nas quartas de final, no dia 10 de dezembro, a Inglaterra, que fez a melhor campanha da primeira fase, fará um clássico europeu contra a atual campeã França, que mais cedo eliminou a Polônia com um triunfo por 3 a 1.
O jogo não foi tão tranquilo quanto o placar faz parecer. Mesmo sem seu principal jogador, o atacante Sadio Mané, cortado dias antes do Mundial em razão de uma lesão na fíbula do joelho direito, a seleção de Senegal demonstrou enorme potencial no Mundial. Eliminou Catar e Equador na primeira fase e assustou a Inglaterra na primeira etapa.
Apesar de ter o controle da posse de bola, o English Team sofreu para parar as subidas de Ismaila Sarr e Boulaye Dia. Logo aos 4 minutos, Dia aproveitou bobeada da defesa e invadiu a área, mas foi travado por Harry Maguire no momento do chute. Aos 31, ele teve chance ainda mais clara depois de novo vacilo dos ingleses e passe de Sarr, mas seu chute forte de esquerda parou em bela defesa de Jordan Pickford.
Quando Senegal era melhor e só se ouvia no estádio os batuques senegaleses, a Inglaterra chegou ao primeiro gol em boa arrancada pela esquerda, aos 38. Kane passou para Bellingham, que esperou o tempo certo e tocou para trás para Henderson empurrar de esquerda para as redes, vencendo o goleiro Mendy, seu colega de Premier League, do Chelsea.
Aos 48, veio o segundo em nova jogada dos jovens talentos britânicos: Bellingham, de 19 anos, puxou contra-ataque e acionou Phil Foden, de 22, que deu um toque esperto para Kane, que entrou na área e fuzilou. Foi o primeiro gol do astro do Tottenham, artilheiro do último Mundial na Rússia, nesta edição. Kane agora está a apenas um gol do recorde de Wayne Rooney, maior artilheiro da história da seleção inglesa com 53 gols.
A Inglaterra chegou ao terceiro em mais uma combinação de seus garotos: Foden avançou pela esquerda e passou para Bukayo Saka, de 21 anos, tocar por cima de Mendy e ampliar. Foi o 12º tento do melhor ataque da competição, seguido justamente por seu próximo adversário,a atual campeã França, que fez nove. Nos minutos finais, o técnico Gareth Southgate aproveitou para rodar o elenco e a Inglaterra suportou a tímida pressão africana. Ao som de Football is Coming Home (O Futebol está voltando para casa), da banda Lightning Seeds, e do clássico Sweet Caroline, de Neil Diamond, os criadores do jogo seguem sonhando com a taça que não vem desde 1966.