A Bélgica é a primeira candidata ao título já eliminada da Copa do Mundo do Catar. Nesta quinta-feira, 1º, a seleção europeia se despediu precocemente da competição ao empatar por 0 a 0 com a Croácia, no estádio Ahmed bin Ali, em confronto pela última rodada do grupo F. O resultado deixa o país, terceiro colocado no último Mundial e atual segundo do ranking da Fifa, ausente das oitavas de final.
Na chave, a “zebra” ficou por conta da primeira colocação de Marrocos, que venceu por 2 a 1 o Canadá, no estádio Al Thumama, em confronto simultâneo. O país africano chegou aos sete pontos, seguidos pelos croatas, com cinco.
Essa é a primeira vez que os belgas não participarão da segunda fase desde 2010, quando não se classificaram ao Mundial sediado na África do Sul. Depois disso, embalaram um sexto lugar em 2014 e a terceira colocação em 2018.
O país dirigido pelo espanhol Roberto Martínez também liderou o ranking da Fifa de outubro de 2018 até meses antes do torneio. A perda do posto ocorreu em 31 de março deste ano.
Na competição, uma crise nos bastidores também assombrou os Diabos Vermelhos por uma declaração dada pelo meia Kevin De Bruyne ao The Guardian, pouco antes da Copa, não incluindo a sua seleção entre as favoritas por ter jogadores muito velhos.
A partida teve início movimentado, com boas chances para ambos os lados. Os croatas poderiam abrir o placar aos 14 minutos, após a marcação de um pênalti de Carrasco em Kramaric.
Pouco antes da cobrança, o árbitro optou por atender a recomendação do VAR para anulação, após flagrar impedimento milimétrico do zagueiro Lovren no lance, por um ombro.
A melhor chance da Bélgica veio em jogada criada por De Bruyne, aos 12, que terminou em uma finalização de Mertens por cima do gol defendido por Livakovic.
Precisando do resultado, os belgas retornaram para o segundo tempo com Lukaku em campo. O camisa 9 precisou de apenas três minutos para acertar um cabeceio e levar perigo ao gol adversário.
A Croácia respondeu na sequência em boa finalização de Kovacic. Apesar da necessidade de inaugurar o placar, os croatas chegavam com perigo, exigindo boas defesas de Courtois.
Aos 14, De Bruyne encontrou Carrasco livre na área. A bola sobrou novamente para Lukaku, que acertou a trave. A maior oportunidade, porém, surgiria aos 44. Thorgan Hazard cruzou para Lukaku, sozinho, só completar para as redes. O atacante perdeu ao escorar com o peito, fraco, mesmo já com o goleiro Livakovic batido.
Sem bola na rede, os belgas se despedem de forma surpreendente do Catar – uma provável triste despedida uma badalada geração. A Croácia, por sua vez, segue em frente e deve pegar a Espanha, líder do grupo E.