Escolas paranaenses lideram nos três segmentos avaliados; Amapá, Rio Grande do Norte e Roraima têm os piores desempenhos
Governo de Ratinho Junior atribui avanço a novidades como programa de intercâmbio para alunos e ensino integral
Seria plausível esperar que a continuidade administrativa pudesse trazer bons resultados na Prova Brasil. Mas os dados não confirmam essa hipótese.
Para termos uma noção mais adequada do desempenho dos alunos e das redes de ensino, é mais prudente usar os dados da Prova Brasil do que os dados do IDEB.
Por que nenhum município brasileiro consegue repetir o feito de Sobral, cidade do interior cearense que há anos ocupa o 1º lugar na Prova Brasil?
Que professores fazem diferença? Qual é a relação entre a qualidade cognitiva dos professores e o desempenho dos alunos? O que dizem os estudos sobre isso?
Com o menor custo por aluno dentre as capitais, Teresina se destaca na Prova Brasil, à frente de outras redes municipais de ensino do seu porte.
Dentre os 100 primeiros na Prova Brasil 2017, não há municípios do Norte e Centro-Oeste. Do total, 29 se situam no Ceará, onde a rede é 100% municipalizada.
Nos anos finais, estado é também um dos três com menor evolução, segundo o MEC
Somente profundas transformações na forma de pensar e de promover uma reforma da educação poderão tirar o Brasil do atoleiro. Com a palavra, os candidatos.
Os resultados da Prova Brasil de 2017 serão divulgados esta semana pelo MEC. Há muito sobre o que refletir sobre a principal avaliação da educação básica.
Talvez a explicação mais adequada se encontre em fatores que não dependem diretamente da melhoria do ensino.
O IDEB não significa nada com precisão, portanto não é um bom indicador. Mas seus dois indicadores, a taxa de reprovação e as notas da Prova Brasil, são muito valiosos, separadamente.