Zelensky anuncia que fará proposta para estender cessar-fogo com a Rússia
Em publicação nas redes sociais, presidente da Ucrânia disse ainda que adotará as mesmas ações dos russos na trégua de Páscoa anunciada por Putin

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse neste sábado, 19, que espera que o cessar-fogo com a Rússia se estenda por 30 dias e afirmou que vai seguir as mesmas ações do país dentro da trégua de Páscoa proposta por Vladimir Putin, presidente da Rússia. “Nossas ações são e serão simétricas. A proposta de um silêncio total e incondicional de 30 dias permanece sobre a mesa — a resposta a ela deve vir de Moscou. A Ucrânia, juntamente com nossos parceiros, está pronta para caminhar em direção à paz da forma mais construtiva possível, mas a mesma prontidão é exigida da Rússia”, escreveu Zelensky na publicação feita na rede social X, o antigo Twitter.
“Se um cessar-fogo completo realmente se concretizar, a Ucrânia propõe estendê-lo para além do dia de Páscoa, 20 de abril. É isso que revelará as verdadeiras intenções da Rússia — porque 30 horas são suficientes para virar manchete, mas não para medidas genuínas de construção de confiança. Trinta dias podem dar uma chance à paz”, completou o presidente ucraniano.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou neste sábado, 19, um cessar-fogo temporário por parte de seu país na guerra contra a Ucrânia. A “trégua de Páscoa” começa hoje às 18:00, no horário local (meio dia, no horário de Brasília) e vai até meia-noite de domingo (18h de domingo, em Brasília). O Ministério de Defesa russo disse que respeitaria a pauta desde que o outro lado também respeitasse.
Mais cedo, oficiais ucranianos russos contaram à agência Reuters que as forças armadas russas continuaram atacando a Ucrânia. Zelensky também mencionou esses ataques em suas manifestações mais recentes. Ele afirmou que o governo registrou ocorrências nas regiões de Kursk e Beldorog. “As declarações de Putin não se aplicaram a esse território. As hostilidades continuam e os ataques russos persistem. A artilharia russa ainda pode ser ouvida em certas direções da frente, apesar da promessa de silêncio do líder russo”, comunicou no texto.