Xi Jinping chega a Moscou prometendo posição ‘justa’ sobre Ucrânia
O líder chinês afirma que seu país e a Rússia são 'bons vizinhos e parceiros confiáveis' e pede que o mundo tenha 'pragmatismo' em relação à guerra
O presidente da China, Xi Jinping, chegou a Moscou nesta segunda-feira, 20, informou a rede estatal chinesa CCTV. Seu avião pousou no aeroporto de Vnukovo, na capital russa, na primeira visita do mandatário chinês à Rússia em quatro anos.
A viagem oficial faz de Xi o primeiro líder mundial a se reunir com o presidente russo Vladimir Putin desde que o Tribunal Penal Internacional (TPI) em Haia emitiu um mandado pedindo sua prisão por crimes de guerra cometidos na Ucrânia.
+ Putin pode acabar na prisão após mandado do tribunal de Haia?
A dupla deve ter conversas informais na segunda-feira, segundo suas agendas oficiais, com negociações mais formais a seguir. Espera-se que os dois líderes assinem declarações conjuntas.
+ Xi Jinping: com as garras afiadas
Após sua chegada, a agência de notícias estatal russa Tass informou que Xi disse que “a China e a Rússia são bons vizinhos e parceiros confiáveis”. O presidente chinês disse esperar que a visita à Rússia dê um novo impulso ao desenvolvimento das relações entre Pequim e Moscou e à cooperação estratégica.
+ ‘Parceria abrangente’: Xi confirma encontro com Putin na Rússia
Antes da viagem, Putin elogiou Xi como um “bom e velho amigo” em um artigo publicado em um jornal da China, enquanto Xi escreveu em um veículo russo que esta viagem visava fortalecer a amizade entre os dois países e pediu que o mundo tenha “pragmatismo” em relação à guerra na Ucrânia.
+ Xi Jinping paz e amor: ele fala baixinho e leva um porrete bem grande
O Ministério das Relações Exteriores da China disse nesta segunda-feira que o TPI deve adotar uma posição “justa”. Em coletiva de imprensa, o porta-voz da pasta, Wang Wenbin, declarou que a China continuará a assumir um papel “objetivo e justo” diante do conflito entre Kiev e Moscouu e a desempenhar um papel construtivo nas negociações de paz.