Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Voo com Edmundo González faz escala em Açores antes de chegar à Espanha

Opositor venezuelano segue para o exílio em avião da Força Aérea Espanhola; desembarque deve ocorrer nas próximas horas

Por Ludmilla de Lima Atualizado em 8 set 2024, 11h17 - Publicado em 8 set 2024, 11h01
Após deixar a Venezuela no sábado 7, o avião da Força Aérea Espanhola que leva para o exílio o candidato da oposição Edmundo González fez escala no arquipélago de Açores, em Portugal. Seu desembarque na Espanha é previsto para as próximas horas, como informa a agência Reuters. O ex-diplomata, de 75 anos, que disputou as eleições em julho contra Nicolás Maduro, era alvo de um mandato de prisão pedido pelo Ministério Público e acatado pela Justiça venezuelana, ambos alinhados com o regime de Maduro. Diante das pressões, ele acabou pedindo asilo político na Espanha.

O ministro das Relações Exteriores da Espanha, José Manuel Albares, afirmou que o “governo da Espanha está comprometido com os direitos políticos e a integridade física de todos os venezuelanos”. González, segundo a vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodriguez, estava “há vários dias” refugiado na Embaixada da Espanha em Caracas. Ele estava na clandestinidade há mais de um mês. A vice de Maduro afirmou que o político deixou a Venezuela com o aval do governo “para garantir a tranquilidade e a paz política no país”.

O opositor é acusado de “conspiração, usurpação de funções, instigação de rebelião e sabotagem”. O ex-diplomata embarcou na companhia da esposa, Mercedes, após avaliação de que não havia mais lugar seguro no país. Por enquanto, não há manifestação de que María Corina e outros integrantes da oposição farão o mesmo que González.

A crise política na Venezuela se agravou após Maduro ser proclamado vencedor pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), em resultado contestado pela oposição e por parte da comunidade internacional. Opositores denunciam fraudes nas votação e garantem que González é o vencedor das urnas. Os comprovantes que dariam a vitória ao ex-diplomata passaram a ser divulgados num site lançado pelo movimento contrário a Maduro, que classifica essas atas como “forjadas”.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.