Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Vontade de ser grande

Primeiro-ministro de ex-província da antiga Iugoslávia está fazendo de tudo para entrar na União Europeia. Seu país teria muito a ganhar com esse movimento

Por Thais Navarro
Atualizado em 4 jun 2024, 16h55 - Publicado em 5 out 2018, 07h00

Por todo o velho continente, políticos escracham a União Europeia (UE), mas a Macedônia está no contrafluxo. Nessa ex-província da Iugoslávia, o primeiro-ministro, Zoran Zaev, tem recorrido a todos os expedientes possíveis para colocar seu país — dono de área e população semelhantes às de Sergipe — no grupo de 28 Estados-membros. Em referendo realizado em 30 de setembro, 91% dos votantes posicionaram-se a favor da entrada na UE e na Otan, a aliança militar do Ocidente. No entanto, em razão do baixo quórum — só 36% do eleitorado compareceu às urnas —, a consulta foi invalidada. Zaev então disse que convencerá os deputados da oposição a sacramentar a entrada nos dois blocos pela via do Congresso. Ameaçou, para o caso de isso não dar certo, convocar eleições para reconfigurar o Parlamento e, assim, tentar outra vez o ingresso na UE e na Otan.

Toda essa teimosia se explica porque a Macedônia teria muito a ganhar financeiramente se entrasse no bloco, como aconteceu com Portugal e Espanha. “Quando um país pequeno ingressa na UE, seu governo consegue acessar fundos consideráveis. Leva muito mais dinheiro do que aporta”, diz o economista e sociólogo Victor Roudometof, da Universidade do Chipre. Após o colapso da ­Iugoslávia, em 2003, a economia da Macedônia não vingou. Outro ponto que emperra a entrada do país na UE é seu nome. A Grécia, que tem uma região chamada Macedônia, só aceitará a adesão do vizinho se ele passar a se chamar Macedônia do Norte. Os nacionalistas locais acham a exigência ultrajante.

Publicado em VEJA de 10 de outubro de 2018, edição nº 2603

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.