Vídeo: Rússia lança 550 drones e mísseis contra Kiev, o maior ataque desde o início da guerra
Ao menos 23 pessoas se ferem, e 40 prédios residenciais são destruídos; Ofensiva que durou a noite inteira ocorre antes de telefonema entre Trump e Zelensky

A Rússia lançou uma chuva de 539 drones e 11 mísseis contra a capital ucraniana, Kiev, nesta sexta-feira, 4, configurando o maior ataque desde o início da guerra, há quase três anos e meio. A ofensiva feriu ao menos 23 pessoas e danificou quarenta prédios residenciais em toda a cidade. Os disparos ocorreram poucas horas depois do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conversar com seu homólogo russo, Vladimir Putin, por telefone – e no mesmo dia em que o americano deve telefonar para o líder da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Sirenes de ataque aéreo, o zumbido de drones kamikazes e explosões estrondosas ecoaram do início da noite até o amanhecer. A população da cidade se amontoou em estações de metrô subterrâneas para se proteger. O prefeito, Vitali Klitschko, comunicou em seu canal no aplicativo de mensagens Telegram que quatorze dos feridos foram hospitalizados.
Video shows dramatic moment of drone exploding in Kyiv residential area pic.twitter.com/xz06uPpGMq
— Daily Mail (@DailyMail) July 4, 2025
Autoridades locais disseram que o ataque danificou cerca de quarenta prédios residenciais, cinco escolas e creches, cafeterias e muitos carros em seis dos dez distritos de Kiev. A Polônia informou que a seção consular de sua embaixada foi danificada no centro da capital, mas que os funcionários saíram ilesos. A ferrovia estatal ucraniana Ukrzaliznytsia disse no Telegram que o ataque a Kiev destruiu infraestrutura ferroviária, forçando a maior transportadora do país a desviar vários trens de passageiros.
Absolutely horrible and sleepless night in Kyiv. One of the worst so far.
Hundreds of Russian drones and ballistic missiles rained down on the Ukrainian capital.
Right after Putin spoke with President Trump. And he does it on purpose.
Enough of waiting! Putin clearly shows… pic.twitter.com/R0mlfUgJRx
— Andrii Sybiha 🇺🇦 (@andrii_sybiha) July 4, 2025
Danos foram registrados em ambas as margens do largo rio Dnipro, que corta a cidade ao meio, e destroços de drones que caíram incendiaram um centro médico no distrito de Holosiivskyi.
Morning in Kyiv. No sleep. Air quality is extremely bad. City is covered in thick smoke.
This is Russian terror, aimed at people who chose to stay, resist and fight. pic.twitter.com/a1pCBzHUOt
— Maria Avdeeva (@maria_avdv) July 4, 2025
Zelensky, que deve conversar com Trump ainda nesta sexta-feira sobre a guerra e a suspensão do envio de certas armas americanas à Ucrânia, chamou o ataque de “deliberadamente massivo e cínico”.
“Notavelmente, os primeiros alertas de ataque aéreo em nossas cidades e regiões começaram a soar ontem quase simultaneamente com as reportagens da mídia discutindo um telefonema entre o presidente Trump e Putin”, disse Zelensky no X, antigo Twitter. “Mais uma vez, a Rússia está mostrando que não tem intenção de acabar com a guerra e o terror”, acrescentou, pedindo maior pressão sobre Moscou e mais equipamentos de defesa aérea para Kiev.
Os ataques aéreos russos têm aumentado em força e frequência desde o início do ano. No último final de semana, 477 drones e 60 mísseis foram lançados contra a Ucrânia, que até agora era o maior ataque aéreo noturno desde o início da guerra, de acordo com a Força Aérea do país. Um relatório das Nações Unidas divulgado na segunda-feira 30 indicou que 986 civis perderam a vida e 4.807 ficaram feridos entre dezembro de 2024 a de maio de 2025 — um aumento de 37% em comparação ao mesmo período do ano anterior.