Último Mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Venezuela denuncia bloqueio de votação em embaixada e consulados no Canadá

Comunidade internacional não reconhecerá resultado das eleições presidenciais e pede adiamento

Por Da Redação
Atualizado em 16 Maio 2018, 20h53 - Publicado em 16 Maio 2018, 20h53

O Canadá bloqueará a instalação de seções de votação nas sedes diplomáticas da Venezuela nesse país, diante das eleições presidenciais de domingo, denunciou nesta quarta-feira (16) o chanceler venezuelano, Jorge Arreaza.

“Nos enviaram hoje uma nota diplomática (…) na qual dizem que não autorizarão o governo da Venezuela a instalar as seções eleitorais em nossa embaixada e em nossos consulados”, declarou Arreaza à imprensa.

Para as eleições de domingo, nas quais Nicolás Maduro busca a reeleição, 20,5 milhões de venezuelanos são chamados a votar.

Cerca de 108.000 dos convocados vivem no exterior, 5.027 deles inscritos nas cidades canadenses de Ottawa, Vancouver, Toronto e Montreal, detalhou Arreaza, que considerou a medida um ato “hostil”.

O Canadá pertence ao “Grupo Lima”, também composto por Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai e Peru, cujos governos pedem a suspensão das eleições por considerar que não oferecem garantias à oposição.

Continua após a publicidade

Na segunda-feira, em uma declaração lida pelo chanceler mexicano, Luis Videgaray, o grupo fez “um último chamado” a Caracas para reconsiderar a votação. Os principais partidos da oposição a boicotam, chamando-a de “fraudulenta”.

Maduro e funcionários de alto escalão descartaram repetidamente a possibilidade de suspender o processo. Arreaza insistiu nesta quarta-feira que a eleição “continuará acontecendo normalmente no Canadá e em todos os países”.

O ministro das Relações Exteriores pediu aos países que questionam a eleição que, depois de domingo, “possamos recompor nossas relações (…) e trabalhar juntos pelo bem de nossos povos”.

Continua após a publicidade

“Nós não vamos agir nem com vingança nem com retaliação”, acrescentou.

(Com AFP)

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.